Como curar hérnia de disco na lombar?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Há dois tipos de tratamento para a hérnia de disco: cirúrgico ou não cirúrgico. Quando não cirúrgico, o tratamento pode ser feito com uma equipe multidisciplinar (fisioterapia e ortopedia), através de medicamentos orientados por um médico especialista, RPG ou alongamentos específicos para tratar o problema.

As hérnias de disco localizadas na coluna lombar, em geral, respondem bem ao tratamento clínico conservador. O quadro reverte com o uso de analgésicos e antiinflamatórios, se a pessoa fizer um pouco de repouso e sessões de fisioterapia e acupuntura.

Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.

Sim, a hérnia de disco tem cura. Contudo, o paciente precisa estar ciente que o processo do envelhecimento, um dos fatores responsáveis pelo surgimento das hérnias, não pode ser revertido. Com isso, problemas na coluna devido à senilidade podem ocorrer.

Para aliviar uma crise de hérnia de disco, recomenda-se repouso relativo, analgésicos, anti-inflamatórios e, às vezes, até opioides durante os primeiros dias de crise aguda, que deve ser prescrito pelo médico especializado.

Tratamento natural
Os principais são: Acupuntura: ajuda a eliminar a dor utilizando pequenas agulhas que são introduzidas em pontos de pressão para provocar uma ação analgésica; Pilates: exercícios para a postura e alongamento realizados no Pilates podem ajudar a estabilizar a hérnia de disco e diminuir a dor.

Dessa forma, evite-os.

  • 1 – Agachamento com barra nas costas. Esse exercício causa compressão direta das vértebras, portanto não é indicado. ...
  • 2 – Stiff. ...
  • 3 – Glúteos em quatro apoios. ...
  • 4 – Levantamento Terra. ...
  • 5 – Remada Curvada.

É considerada preocupante quando a hérnia de disco comprime a medula espinhal, devido ao deslocamento do material do disco. Essa condição pode resultar em complicações graves, sendo a tetraplegia um exemplo, caracterizada pela perda dos movimentos das pernas, braços e tronco.

Atenção à posição para dormir com hérnia de disco lombar
Do contrário, a posição de bruços é sem dúvida a pior, já que exerce efeito oposto, aumentando ainda mais a pressão sobre os discos lesionados. Ainda que possa trazer algum alívio, essa é uma medida que visa apenas remediar a situação.

A hérnia de disco na coluna pode ser perigosa devido a: Dor crônica e limitação de movimentos. Possibilidade de desenvolver a síndrome da cauda equina em casos severos. Impacto significativo na qualidade de vida.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Normalmente, são prescritos anti inflamatórios (como Ibuprofeno e Cetoprofeno), analgésicos (desde os mais comuns, como a Dipirona, até os mais potentes, como a Codeína) e relaxantes musculares (como a Ciclobenzaprina). Em casos mais severos, o médico pode aplicar corticóides, como a Prednisona, direto no local.

A melhor posição para dormir é de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho. O tipo de colchão não deve ser muito duro, nem mole demais. Em geral, devem ser semiortopédicos, porém não há regra. É uma escolha individual.

Em geral, uma crise aguda de hérnia de disco pode durar de alguns dias a várias semanas. Durante esse período, o paciente pode experimentar sintomas intensos, como dor aguda e incapacitante, formigamento, dormência e fraqueza muscular.

Normalmente, usam-se inclinações pélvicas para o posicionamento lombar e flexões e retificações de cabeça e queixo para posicionamento da coluna cervical. Em seguida, assim que possível, o fisioterapeuta pode ensinar o paciente a ativar os músculos intrínsecos, dependendo da região afetada: lombar ou cervical.

Sim, pessoas com hérnia de disco lombar podem e devem fazer caminhadas ou outras atividades físicas, principalmente quando não estão com dores. Aliás, isso é essencial para fortalecer a musculatura lombar e estabilizar a região.