Como a pessoa sabe que tem hérnia?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Dores intensas, intermitentes ou contínuas; Protuberância na região abdominal; Vermelhidão no local.

O sinal mais frequente de que possa existir uma hérnia é o aparecimento de um “caroço” (uma elevação ou abaulamento) na área afetada. Assim, pode-se observar uma protuberância na região inguinal, quando a hérnia se localiza na virilha, na região epigástrica ou no umbigo, principalmente ao realizar esforços.

Um raio-x pode mostrar um espaço de disco estreito, fratura, esporão ósseo ou artrite, o que pode ajudar a descartar a hérnia de disco. Mas é a ressonância magnética (RM), o exame de imagem mais utilizado para o diagnóstico de hérnia, já que permite visualizar o tecido mole de um disco protuberante.

Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.

A hérnia é uma protusão parcial ou total de um ou mais órgãos por um orifício que se abriu por má formação ou enfraquecimento nas camadas de tecido que protegem os órgãos internos. As hérnias surgem quando acontece um deslocamento da parte de um órgão, e essa parte passa a invadir um espaço que não deveria.

A hérnia inguinal somente pode ser tratada através da cirurgia. Isso porque, por se tratar de um defeito estrutural, é desta forma ela consegue ser corrigida. Atualmente, a cirurgia pode ser feita de três formas. A Laparoscopia é um procedimento realizado mediante pequenas incisões.

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Qual médico é responsável pelo tratamento da hérnia? Caso identifique os sintomas, é importante que o paciente tenha em mente que qual médico cuida da hérnia é o cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo. Ambos são capacitados para prover o diagnóstico e o tratamento da condição.

Hérnia abdominal é o escape (protusão) parcial ou total de um ou mais órgãos por um orifício que se abre, por má formação ou por enfraquecimento nas camadas de tecido protetoras dos órgãos internos do abdômen.

Quando o médico fica com dúvida no diagnóstico pode solicitar alguns exames, como a ecografia de abdome, que é o exame mais solicitado. Em algumas situações, a tomografia computadorizada pode ser importante, principalmente para hérnias incisionais e para o planejamento cirúrgico.

Existem duas ocasiões em que a hérnia pode matar. A primeira é quando ocorre estrangulamento do intestino. O segundo caso é quando há a obstrução intestinal.