Qual Anti-inflamatório tomar para candidíase?

Perguntado por: acarvalho3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

O fluconazol oral (150mg, dose única) mostrou-se tão eficaz e seguro quanto o clotrimazol tópico (creme a 1%, 2 vezes ao dia por 2 a 4 semanas, ou 6 se Tinea pedis) em infecções fúngicas superficiais (incluindo Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea pedis.

Para a cândida, existem duas boas opções. A primeira delas é o banho de assento com camomila, que conta com poderosos componentes anti-inflamatórios. Se desejar prepará-lo, basta acrescentar três colheres de sopa da erva seca em uma bacia com um litro de água aquecida. Em seguida, sente por cerca de cinco minutos.

Dessa forma, conclui-se que o ibuprofeno é capaz de inibir o crescimento in vitro de Candida spp. resistente ao fluconazol tanto na forma planctônica como em biofilme formado, sugerindo que este fármaco tem potencial para agir como agente antifúngico.

O Gino-Canesten® comprimido vaginal de 1 aplicação (também conhecido como comprimido candidíase, comprimido para corrimento branco ou comprimido para coceira vaginal) é um tratamento de alívio completo da candidíase e seus 6 principais sintomas, de forma prática em dose única.

Nas concentrações testadas a nimesulida não se mostrou ativa com as cepas de Candida albicans. A nimesulida não apresentou atividade antifúngica acentuada nas concentrações testadas, sendo necessários mais testes para elucidar sua atividade antifúngica.

A Candida albicans provoca um quadro de inflamação na vagina e na vulva (parte exterior da vagina), motivo pelo qual ela também é conhecida como vulvovaginite por Candida. A inflação genital da candidíase caracteriza-se pelos sinais e sintomas de vermelhidão local, intensa coceira e corrimento vaginal.

As principais pomadas para candidíase disponíveis no mercado são, então:

  • Clotrimazol;
  • Miconazol;
  • Nistatina;
  • Terconazol;
  • Butoconazol;
  • Tioconazol.

Não, a amoxicilina não é eficaz no tratamento de infecções fúngicas. Para tratar infecções causadas por fungos, são necessários medicamentos antifúngicos específicos. O uso excessivo de amoxicilina pode, inclusive, aumentar o risco de micoses.

O diclofenaco (Ácido 2- [2- (2,6-dicloroanilino) fenil] acético) tem sido relatado pelo seu potencial antifúngico frente a Candida albicans (ASHRAF et al., 2015).

Dos antifúngicos imidazólicos testados, o clotrimazol foi o mais efetivo com os valores mais baixo de CIM, como pode ser observado nas Figuras 3 e 4.