Qual a pior trombose?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

A trombose arterial costuma ser mais grave do que a venosa, pois impede a chegada do oxigênio às células provocando nelas o infarto com necrose (morte tecidual). A gravidade vai depender do local afetado e da extensão da trombose.

Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.

Apesar disso, a trombose arterial é mais rara de acontecer, porém, é igualmente perigosa, já que pode resultar na gangrena de algum tecido e, por ser uma doença silenciosa, pode ser diagnosticada quando já tiver afetado profundamente algum órgão.

Sensação de peso nas pernas, especialmente no fim do dia, pode não ser apenas uma simples manifestação de cansaço. Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

Os coágulos de sangue nas veias perto da superfície da pele são menos perigosos. Mais comumente, a trombose venosa ocorre nas “veias profundas” das pernas, coxas ou pélvis.

A trombose venosa localizada nas pernas não oferece risco de morte. Entretanto, o coágulo pode se desprender, migrar pela corrente sanguínea e se alojar nos vasos sanguíneos do pulmão – conhecido como embolia pulmonar, que apresenta risco de morte.

A trombose pode ser classificada em dois tipos: aguda ou crônica; das quais a aguda, na maioria das vezes, é controlada pelo próprio organismo sem a necessidade de intervenção médica.

Sinais claros podem indicar o desenvolvimento de coágulos sanguíneos (trombose): Uma dor diferente da dor da cirurgia. Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando)

Tipos de Trombose

  • Trombose Venosa Superficial. Uma veia superficial é uma veia próxima da superfície do corpo. ...
  • Trombose Venosa Profunda (TVP) ...
  • Trombose Venosa Renal (TVR)

Também conhecida apenas como trombose, a trombose venosa profunda (TVP) tem como complicação mais séria a embolia pulmonar. Muitas vezes, parte do coágulo se solta, seguindo pelas veias e parando em uma artéria do pulmão, ocasionando a embolia e colocando a vida da pessoa em risco.

A partir da 3ª semana passa a ser considerada subaguda/crônica. A medida que o tempo passa, o coágulo sofre transformações dentro da veia, e quanto mais organizado (endurecido, fibrótico) este fica, mais crônica é a trombose.

Tratamento. Embora as taxas de mortalidade por infarto e AVC sejam grandes, dá para reverter quadros de trombose arterial: o tratamento pode contemplar o uso de anticoagulantes, medicamentos para restabelecer a circulação e angioplastia ou cirurgia de revascularização do miocárdio.

Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais. A trombose venosa profunda é a formação aguda (imediata) de coágulos (trombos) na luz das veias profundas (principais), causando obstrução total ou parcial ao fluxo sanguíneo.

Trombose venosa: é o tipo de trombose mais comum, ocorre quando o sangue coagula no interior de uma veia. As veias são os vasos responsáveis por trazer o sangue de volta dos tecidos ao coração.

Proibido o tabagismo:
Substâncias contidas no cigarro deixam o sangue mais coagulável e também causam microlesões nos vasos sanguíneos. Por isso, é proibido para todos que já tiveram trombose, independente da causa.