Qual a paisagem imaginária sobre a música Cio da Terra?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

O Cio da Terra é uma canção composta por Milton Nascimento e com letra de Chico Buarque, lançada em 1977. Segundo Chico, é "uma canção de trabalho agrário" que Milton compôs inspirado no canto das mulheres camponesas na colheita do algodão do Vale do Rio Doce.

Ela fala de coisas básicas, de subsistência, de um conhecimento da terra e de seus elementos de uma maneira que nem pensamos na cidade grande. Parece um passado muito distante de quem fazia pão do trigo que ele mesmo colhia, de quem fazia açúcar da cana da própria fazenda.

3- Os últimos quatro versos da canção falam da terra de modo geral: a terra onde se planta trigo e cana.

A Terra, há 4,6 bilhões de anos, era uma massa de matéria magmática que, ao longo de milhões de anos, resfriou-se. Esse resfriamento deu origem a uma camada rochosa, a camada litosférica. Esse período é chamado de Era Pré-cambriana.

A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura interna, há também a externa que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.

A Terra foi formada há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, provavelmente como resultado de uma supernova (explosão de uma estrela). Os detritos desta explosão começaram a se unir devido à gravidade, formando o sol.

Essas características são: água no estado líquido, uma atmosfera constituída pelos vários gases essenciais à vida e alimento – animais e plantas.

Desde a origem da terra, idade estimada em cerca de 4,6 bilhões de anos, a mesma do sistema solar, calculada a partir do estudo de meteoritos, passaram-se quatro Eras. Da mais antiga a mais recente são: Pré-cambriana, Paleozóica, Mesozóica e a Cenozóica.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

Hoje, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular. A figura matemática que mais se adapta a essa forma da Terra é o elipsoide (esfera achatada nos polos).

Essa figura é o Elipsoide de Revolução, definido pela rotação de uma elipse sobre o seu eixo menor.