Qual a origem de cisgênero?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O cisgênero tem sua origem no prefixo derivado de latim cis-, que significa "deste lado de", que significa o oposto de trans-, que significando "em frente de" ou "do outro lado de".

“Cisgênero” é uma palavra composta por justaposição do prefixo “cis” ao radical “gênero”. O prefixo “cis”, de origem latina, significa “posição aquém” ou “ao mesmo lado”, fazendo oposição ao prefixo “trans” que significa “posição além” ou “do outro lado”.

Por sua vez, o termo cisgênero foi utilizado inauguralmente em 1995 por um homem trans holandês chamado Carl Buigis, para se referir às pessoas que não são trans (SERANO, 2007).

Cisgênero. O termo “cisgênero” é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram, o qual é associado socialmente ao sexo biológico. Em outras palavras, são pessoas nascidas com pênis que se identificam como homens e pessoas nascidas com vagina que se identificam como mulheres.

Cisgêneros são as pessoas que têm uma identidade de gênero correspondente ao sexo biológico. Um homem é cisgênero se seu sexo biológico e sua identidade de gênero forem masculinas, independentemente de sua orientação sexual.

Ambientes hétero-cis-normativos são aqueles onde as normas, as expectativas em relação às pessoas, giram em torno de comportamentos heterossexuais (que as pessoas tenham relacionamentos afetivos e sexuais com alguém do sexo oposto) e cis (ou seja, que a identidade de gênero das pessoas coincida com o sexo biológico de ...

No maior estudo genético já realizado sobre transexualidade, pesquisadores do Prince Henry's Institute of Medical Research reforçaram a hipótese de influência genética para a transexualidade. Ainda mais notável, no resultado do estudo, foi a presença de receptores hormonais diferentes no cérebro de transexuais.

Existem três principais tipos de identidade de gênero: cisgênero (quando a pessoa se identifica com o gênero em que nasceu), transgênero (quando não se identifica com o gênero em que nasceu) e não binário (quando não se reconhece em nenhum gênero ou transita entre eles).

Ainda há estigma sobre o que é uma pessoa não-binária, diz analista de diversidade. O Dia Internacional da Pessoa Não-Binária é comemorado em 14 de julho. A não-binariedade, basicamente, se refere a pessoas que não se identificam nem 100% como homem, nem 100% como mulher.

Cisgênero é o termo usado para designar pessoas que se identificam com o gênero (masculino ou feminino) que lhes foi atribuído ao nascer. Já transgênero é o termo que se refere as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento.

O que é cisgênero? Termo que abrange os indivíduos que se identificam, em todos os aspectos, com o gênero atribuído ao nascer em função do seu sexo biológico.

Uma pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascimento é uma pessoa cisgênero (mulher ou homem cis). Já uma pessoa que não se identifica com o gênero que lhe foi imposto ao nascimento pode ser uma mulher trans, um homem trans ou uma pessoa não binária.

O perfil mais difundido é o do explorador sexual, que gosta de provar coisas novas. “Experimentar uma relação homossexual é uma novidade para ele e, mesmo que ele goste, não podemos dizer que seja homossexual, e sim que goste dessa prática”, diz o médico de família e sexólogo Pedro Villegas.