Qual a origem da República?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

República é uma forma ou modelo de organização política que teve origem na antiga Roma, no século VI a.C., após a derrubada do último rei etrusco, Tarquínio, que tinha influência sobre a região do Lácio, na Península Itálica, onde está situada Roma.

O período Republicano no Brasil iniciou em 1889 com o declínio da monarquia e o começo da chamada República Velha. O marco inicial desse período foi a posse do Marechal Deodoro da Fonseca, como primeiro presidente Republicano da história do Brasil.

O termo república vem do latim 'res publica', coisa pública, o assunto público e portanto, de todos.

Em novembro de 1889, o movimento contra a monarquia estava organizado e foi colocado em prática quando o marechal Deodoro da Fonseca concordou em derrubar o Visconde de Ouro Preto. Depois que isso aconteceu, o vereador José do Patrocínio proclamou a república no Rio de Janeiro.

Nicolau Maquiavel descreveu o governo e a fundação da república ideal na sua obra Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1512-17). Estes escritos, bem como os de seus contemporâneos, como Leonardo Bruni, constituem a base da ideologia que, em ciência política, se designa por republicanismo.

1- Qual o conceito de República? Em regra, podemos definir República como uma forma de governo através do qual os representantes políticos são eleitos de modo democrático, ou seja, através de voto, seja ele direto ou indireto, para exercerem seus mandatos temporariamente.

A Primeira República, conforme já mencionado, estendeu-se de 1889 a 1930. Um período específico da Primeira República que foi de 1889 a 1894, também é conhecido como República da Espada. Esse nome se deve ao fato de que os dois presidentes brasileiros (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) foram militares.

São Marino

São Marino, muitas vezes chamada de "república mais antiga do mundo", é uma exceção, tal como ela foi uma república desde o seu início. Alguns dos países nesta lista faziam parte do maior, agora extinto, os Estados (como o Império Russo ou Jugoslávia), quando a transição para uma república ocorreu.

15 de novembro de 1889

A Primeira República Brasileira, também conhecida como República Velha ou República das Oligarquias, é o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até à Revolução de 1930 que depôs seu 13.º e último presidente efetivo, Washington Luís.

O Brasil tornou-se uma república em 15 de novembro de 1889. Desde então existiram seis diferentes repúblicas na história do nosso país.

Cerimônia de posse do Presidente Deodoro da Fonseca como primeiro Presidente da República, em 26 de Fevereiro de 1891.

República Velha (1889-1930); Era Vargas (1930-1945); Nova República (1945 até nossos dias).

As características da república são eletividade, temporalidade e responsabilidade. A eletividade diz respeito à forma como os representantes da República são escolhidos, de forma de que um representante só terá poder diante seu povo caso seja eleito e reconhecido por este.

As correntes republicanas foram de viés: liberal, jacobino e positivista.