Como era a moda nos anos dourados?

Perguntado por: ujordao . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

O período compreendido entre os anos 50 até o final dos anos 60 também foi reconhecido pela moda. Entre poás, calças boca de sino e hot panties a 'juventude dourada' curtia rock e desfilava pelas ruas glamour e vaidade.

As cores que predominavam, eram o azul-escuro, o cin- za e o marrom. O algodão, a lã e a flanela estavam entre os tecidos mais utili- zados. Com a inserção dos tecidos sintéticos, as peças passaram a ser mais leves e frescas. Para ir à praia, os homens vestiam shorts xadrez ou caqui e blusa havaiana.

Muitas túnicas feitas de algodão, sobrepostas, faziam com que o nobre se sentisse confortável com os rigores do inverno europeu. Nessa época, os povos bárbaros utilizavam roupas feitas de linho, cânhamo e algodão, além do couro. Os tipos de vestimenta eram túnicas, mantos e espécies de calças.

E era nas ruas que se via as mini saias, vestidos tubinho com a silhueta reta, produzidas com muitas cores alegres e chamativas, além das estampas geométricas e linhas retas, complementadas pelo uso de botas brancas de cano longo, roupas espaciais, metálicas e fluorescentes.

Estampas variadas e ousadas
Como vimos, a moda anos 60 feminina foi marcada por estampas de todos os tipos, com cores vibrantes e estampas geométricas. Além disso, outras estampas também ganharam destaque, como poá, listras, florais, xadrez e o famoso tie dye.

Também chamado de “Idade de Ouro” ou “Anos Dourados”
Foi durante os anos 50 que aconteceu a corrida espacial entre os EUA e a URSS, que resultou na chegada ao homem na lua pela primeira vez. As mudanças que aconteceram na moda, música, fotografia, cultura, arquitetura e na arte em geral influenciam até os dias atuais.

Os Anos de 1950 ficaram conhecidos como os “Anos Dourados”.

A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.

Moda vintage
As roupas vintage são roupas antigas, clássicas, como as peças jeans ou roupas copiadas das décadas anteriores, como o vestido de estampa poá (bolinhas), por exemplo.

Na década de 50 surgiram três estilos principais: os teddy boys, rebeldes que mantinham visual elegante com casaco alongado, colete, roupas ajustadas ao corpo, camisa branca e gola alta; os rockers, que usavam camiseta branca, jeans, jaqueta de couro e botas; e os beatniks, que possuíam estilo boêmio intelectual.

Em 1965, foi a vez de André Courrèges lançar uma coleção que revolucionaria a moda feminina, incluindo roupas de linhas retas, botas brancas e minissaias, e inaugurando a inspiração espacial com tecidos metálicos e fluorescentes.