Por que o príncipe Charles usa saia?

Perguntado por: agoncalves5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

O formato de saia é criação escocesa e só passou a ser usado a partir do século 18. Entre 1746 e 1782, civis foram proibidos de usar o kilt. A medida foi adotada para destruir o sistema de clãs e conter o nacionalismo na Escócia, depois que as tropas do príncipe Charles Edward foram derrotadas pela coroa inglesa.

Como duque de Rothesay, o príncipe Charles ocasionalmente usa um kilt para fins cerimoniais e outros compromissos para mostrar sua conexão com o país. Além de usar um kilt, o príncipe Charles deve seguir muitas regras de estilo da família real quando em negócios oficiais no Reino Unido e no exterior.

O kilt, uma espécie de saia de lã feita de um tecido em padrões xadrez, é a roupa usada na Escócia em ocasiões especiais, como funerais, casamentos e festas.

Na Escócia, os homens usavam saias e a mamãe falou que eles nem colocam cuecas embaixo daquelas saias xadrez! Aprendi que os guerreiros das Terras Altas da Escócia usavam os 'kilts', feitos de um tecido chamado tartã e, pelo xadrez da saia, dava até para saber a que clã eles pertenciam!

Tradicionalmente, o Kilt era utilizado sem nenhuma roupa por baixo, nem roupas íntimas. Em algumas situações isso virou até obrigatório. Na primeira guerra mundial, um oficial inspecionava os soldados escoceses com um espelho e se algum deles estivesse com qualquer roupa por baixo, era ordenado a se retirar.

Sobre os inchaços aparecem quando o rei viaja para países mais quentes que o Reino Unido, a médica afirma que é algo comum. “Com a temperatura mais elevada, ocorre a vasodilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, nota-se mais inchaço no corpo.

Segundo informações da biografia "Príncipe Charles, o homem que será rei" (tradução livre do título Prince Charles, The Man Who Will Be King), em carta enviada a um amigo após o nascimento do príncipe William, o monarca conta orgulhoso que o bebê tem "dedos de salsicha", como os seus.

O kilt (em gaélico escocês: fèileadh) é uma peça do tipo saia sem bifurcação na altura do joelho, com pregas nas costas, originada no traje tradicional de homens e meninos gaélicos nas Terras Altas escocesas.

Kilt

kilt, a palavra escocesa para vestuário, é hoje em dia uma saia de pregas curta de tecido xadrez escocês típico que pende da cintura até aos joelhos. É usada pelos homens na Escócia, por regimentos escoceses, irlandeses e canadianos e que a moda tornou também peça feminina no século XX.

O relacionamento costuma ser bastante igualitário, e o homem escocês não se sente incomodado com uma esposa que ganhe mais, por exemplo, e nem se custa a fazer serviços de casa.

O registro mais antigo de uso da saia deu-se por volta de 3000 a.c. no Egito Antigo e Império Romano. A vestimenta usada na época se assemelhava bastante com as saias atuais. Só no século XIV começou a ser considerada uma peça de uso mais feminino nas culturas ocidentais.