Por que anos de chumbo?

Perguntado por: hluz4 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Nos últimos anos da década de 60 e início dos anos 70, ao mesmo tempo em que vivia seu período de milagre econômico e de ufanismo modernizante, o Brasil, governado por militares, montava o mais cruel sistema repressor que o país já viveu. Foram os chamados "anos de chumbo".

A expressão era perfeita para descrever a situação pela qual passavam alguns países naquele momento. Afinal, o “chumbo” pode fazer referência tanto a algo pesado e difícil de suportar, como remeter às balas de revólver e metralhadoras.

Governo Médici

Os anos de chumbo foram o período mais repressivo da ditadura militar no Brasil, estendendo-se basicamente do fim de 1968, com a edição do AI-5 em 13 de dezembro daquele ano, até o final do Governo Médici, em março de 1974. Alguns, reservam a expressão "anos de chumbo" especificamente para o governo Médici.

Governo Castello Branco. O Governo de Humberto Castello Branco estendeu-se de 1964 a 1967 e ficou caracterizado por implantar as bases da política de repressão da Ditadura Militar. O marechal Humberto Castello Branco foi o primeiro presidente brasileiro durante o período da Ditadura Militar.

Slogan ufanista "Brasil, ame-o ou deixe-o", muito usado durante os Anos de Chumbo no Brasil.

Humberto de Alencar Castelo Branco, o primeiro presidente de facto do regime militar. O Congresso Nacional ratificou a indicação do comando militar e, em eleição no dia 11 de abril de 1964, elegeu Presidente da República o marechal Castelo Branco, então Chefe do Estado-Maior do Exército.

Em nome da “segurança nacional” e do combate à “subversão comunista”, milhares de pessoas foram torturadas e mortas. Muitas delas desapareceram sem deixar rastros e notícias. Os militares utilizaram muitos meios para que esta repressão militar atingisse o seu objetivo.

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.

Em 1980, a inflação no Brasil chegou ao patamar histórico e, até então recorde, de 100%. A economia viveu períodos de recessão e desaceleração contínuos, o desemprego era alto, os salários se desvalorizavam rapidamente e o aperto monetário interferia em todos os aspectos do cotidiano social brasileiros.

No dia 1º de abril de 1964, após três anos do governo João Goulart, os militares tomam o poder e depõem o presidente, no que hoje é chamado "Golpe civil-militar de 64".

No entanto, quando esse modelo de governo não consegue agradar a população, os militares realizam atitudes de crueldade contra os opositores, desrespeitando todos os princípios do Direitos Humanos através de torturas e perseguições. Isso foi o que aconteceu no período de Ditadura Militar no Brasil.

1985

A Ditadura Militar foi um regime político comandado por membros das Forças Armadas. Seu período mais recente no Brasil vigorou por 21 anos, entre 1964 e 1985.