Qual a moda quando não se repete?

Perguntado por: apeixoto8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 2 votos

Quando não há números repetidos em uma amostra, dizemos que não existe moda. Assim, classificamos o conjunto como amodal. Por exemplo, o conjunto 1, 2, 3, 4, 5, 6 é amodal.

Para calcular a moda de um conjunto de dados só é preciso observar os dados que aparecem com maior frequência no conjunto. A moda para esse conjunto é: Mo = 2. É o número que aparece o maior número de vezes. Neste exemplo, a moda é: Mo = 2 ou 21.

Quando a frequência absoluta dos termos é a mesma, o conjunto não terá uma moda, logo dizemos que o conjunto é amodal.

Decimais infinitos não periódicos
Este é o tipo de decimal mais curioso. Eles possuem uma parte decimal que, além de ser infinita, não se repete periodicamente.

Amodal: não possui moda. Multimodal: possui mais do que dois valores modais. EXEMPLO: A moda de {maçã, banana, laranja, laranja, laranja, pêssego} é laranja.

Moda: o número mais frequente — ou seja, o número que aparece o maior número de vezes. Exemplo: a moda de {4 , 2, 4, 3, 2, 2} é 2 porque ele aparece três vezes, ou seja, aparece mais que qualquer outro número.

Um conjunto de dados é chamado de bimodal quando apresenta duas modas, ou seja, dois valores são mais frequentes.

Amostras que não possuem moda são chamadas amodais. Por exemplo, a amostra {1, 3, 2, 5, 7, 6} não tem moda.

· Unimodal: quando existe apenas um valor repetido com maior frequência; · Bimodal: quando existem dois valores com a mesma maior frequência; · Trimodal: quando existem três valores com a mesma maior frequência; · Multimodal: quando mais de três valores se repetem com a mesma frequência.

Podemos assim falar na existência de duas, três ou mais modas. Desta forma, se uma dada distribuição só tiver uma moda recebe a designação de unimodal, se tiver duas modas é chamada bimodal e se tiver mais que duas modas designa-se por plurimodal ou multimodal.

O conjunto dos números inteiros também é considerado infinito. Esse conjunto é caracterizado por possuir apenas um único elemento.