Como calcular a média de uma tabela de frequência?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 16 votos

Basicamente o que se faz é multiplicar cada valor da variável (ou ponto médio da classe) pela sua respectiva freqüência, somar os resultados destes produtos e dividir esta soma pelo número de observações.

A média aritmética simples é utilizada em casos nos quais o rol numérico não apresenta nenhuma repetição. Para calcular o valor da média aritmética simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos do rol e dividir essa soma pela quantidade de elementos.

Esse ponto é obtido por meio do cálculo da média aritmética dos limites inferior e superior de cada classe. Essa fórmula é utilizada apenas para intervalos de classes na tabela de frequência. Para calcular o ponto médio de uma classe, é necessário somar os limites inferior e superior e dividir o resultado por 2.

A média (Me) é calculada somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos deste conjunto.

Retorna a média (média aritmética) dos argumentos. Por exemplo, se o intervalo A1:A20 contiver números, a fórmula =AVERAGE(A1:A20) retornará a média desses números.

A Média fornece um indicador que pode representar, em certas circunstâncias, os dados de uma pesquisa e também é a base para o cálculo de outras medidas tais como o desvio padrão, coeficiente de variação, de correlação, dentre outras.

A média é calculada somando-se todos os valores e dividindo a soma pelo número total de valores. A mediana pode ser calculada listando-se todos os números em ordem crescente para localizar todos os números em ordem crescente e depois localizá-lo centro dessa distribuição.

A moda é o valor que mais se repete em um conjunto. A mediana é o valor central de um conjunto quando colocamos seus dados em ordem. A média é calculada quando somamos todos os termos de um conjunto e dividimos o resultado pelo número de elementos desse conjunto.

O ponto médio de um segmento de reta é o ponto que separa o segmento em duas partes com medidas iguais. Podemos concluir que AB = 2 * (AM), considerando que M é o ponto médio do segmento AB. Por meio de um método análogo, conseguimos demonstrar que yM = (yA + yB )/2.

Para encontrar a frequência absoluta de um dado, basta contar quantas vezes ele se repetiu no conjunto, cada valor de variável possui a sua frequência absoluta dentro do conjunto.

Para calcular a média ponderada de um conjunto de valores, calculamos o produto de cada valor pelo seu peso, somamos os produtos encontrados, e dividimos a soma pela soma dos pesos.

A moda é o valor que mais se repete em um conjunto numérico.
Ou seja, o que é mais frequente. Então, para calcular a moda de um conjunto numérico, basta analisar qual é o dado que mais se repete nesse conjunto.

O Desvio Médio, é basicamente a soma de todos os números da conta, divididos pela quantidade dele. É então uma medida da dispersão dos dados em relação à média de uma sequência, o “afastamento” em relação a essa média. Esta medida representa a média das distâncias entre cada elemento da amostra e seu valor médio.

Na planilha, selecione a célula A1 e pressione Ctrl+V. Clique em uma célula vazia. Clique na guia Fórmula e clique em AutoSum > Mais funções. Digite MEDIAN na caixa Pesquisar uma função: e clique em OK.

Para obter a média geral do ensino médio, o(a) candidato(a) deverá calcular a média simples de cada ano cursado somando as notas obtidas e dividindo pelo número de disciplinas cursadas. Em seguida, somar as médias de todos os anos cursados e dividir o somatório pelo número de anos cursados.

A média é uma medida bem conhecida por todos nós. Trata-se da soma de cada valor do conjunto de registros, dividida pelo número de registros. Em SQL, a função para o cálculo da média é AVG (Listagem 2).