Como tirar a média e mediana?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 2 votos

A mediana é o valor central de um conjunto quando colocamos seus dados em ordem. A média é calculada quando somamos todos os termos de um conjunto e dividimos o resultado pelo número de elementos desse conjunto.

A média de um conjunto de dados é encontrada somando-se todos os números do conjunto de dados e então dividindo o resultado pelo número de valores do conjunto. A mediana é o valor do meio quando o conjunto de dados está ordenado do menor para o maior. A moda é o número que aparece mais vezes em um conjunto de dados.

Mediana: o número do centro; é encontrado ordenando-se todos os dados e escolhendo o que está no centro (ou, se houver dois números no centro, calculando-se a média desses dois números). Exemplo: a mediana de 4, 1 e 7 é 4 porque, quando os números são colocados em ordem (1 , 4, 7) , o número 4 está no centro.

Para encontrar o valor da mediana é necessário colocar os valores em ordem crescente ou decrescente. Quando o número elementos de um conjunto é par, a mediana é encontrada pela média dos dois valores centrais. Assim, esses valores são somados e divididos por dois.

São cinco notas. A mediana é o valor que está no centro da amostra, ou seja, 5,0. Podemos afirmar que 40% das notas estão acima de 5,0 e 40% estão abaixo de 5,0.

É muito utilizada em estatística como uma medida de tendência central. Pode ser simples, onde todos os valores possuem a mesma importância, ou ponderada, quando considera pesos diferentes aos dados.

A média está subestimando o valor esperado e você é levado a acreditar que a performance das pessoas usando seu produto é melhor do que realmente é — porque você acredita que há maior concentração em valores mais baixos de tempo. Confiar na média também seria um erro de julgamento.

Exemplo de média aritmética
Imagine uma sala de aula com estudantes das seguintes idades: 10, 9, 12, 15 e 11 anos. Qual é a média de idade dessa turma? Para calcular a média, deve-se somar todas as idades dos estudantes (10+9+12+15+11). Que totaliza 57.

Nesse caso, temos que determinar primeiramente a média de cada intervalo multiplicando o resultado pela frequência absoluta do intervalo. O somatório desses produtos deverá ser dividido pelo somatório da frequência absoluta, constituindo a média dos valores agrupados em intervalos.

O Desvio Médio, é basicamente a soma de todos os números da conta, divididos pela quantidade dele. É então uma medida da dispersão dos dados em relação à média de uma sequência, o “afastamento” em relação a essa média. Esta medida representa a média das distâncias entre cada elemento da amostra e seu valor médio.

Fórmula da média aritmética ponderada
Se a um determinado conjunto de valores — x1, x2, x3, … xn — forem atribuídos pesos p1, p2, p3 … pn, respectivamente, a média aritmética ponderada será calculada pela soma das notas (multiplicadas uma a uma pelos seus pesos) dividida pela soma dos pesos.