Qual a meningite mais contagiosa?

Perguntado por: rpeixoto4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

A meningite bacteriana é contagiosa, pois pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio da respiração, saliva e secreções.

A meningite não infecciosa é um tipo de meningite asséptica (meningite causada por alguma coisa que não sejam as bactérias que geralmente causam meningite aguda).

Causada pela bactéria meningococo (MenB), a meningite do tipo B é uma das formas mais graves da doença, por ter uma evolução muito rápida causando ao paciente complicações em até 3 dias desde o seu contágio.

Já a meningite bacteriana é mais grave e precisa de mais atenção, “neste caso a doença pode deixar sequelas graves e o tratamento acontece em ambientes hospitalares, onde o paciente é isolado e tratado com antibióticos.

Qual é a diferença entre meningite viral e bacteriana? Além da diferença óbvia – uma é causada por vírus e outra, por bactérias –, a meningite viral costuma ser menos grave e tende a não deixar sequelas, enquanto a meningite bacteriana pode ser mais grave.

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

Isolamento respiratório para gotículas* • Meningite bacteriana indeterminada ou meningocócica, até 24 horas de antibioticoterapia.

Crianças, jovens e adolescentes precisam de vacinar contra meningite! Todas as faixas etárias podem ser acometidas pela doença, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 (cinco) anos, especialmente as menores de 01 (um) ano de idade.

Qual vacina dar primeiro: meningite B ou ACWY? A vacina meningocócica ACWY é indicada a partir dos 2 meses de vida e a meningocócica B é indicada a partir dos 2 meses de vida até 50 anos. Ambas devem ser administradas, preferencialmente, o mais cedo possível.

"E considerando todas as faixas etárias em 2021, o tipo B foi responsável por 58,2% dos casos sorogrupados de DMI no Brasil."

MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida. A melhora costuma ser espontânea, em algumas semanas, sem necessidade de tratamento específico.

A meningite bacteriana é a mais grave, geralmente, é passado de pessoa para pessoa pelo contato com a saliva do portador da bactéria. Tosse, espirro, fala e beijo são exemplos de meios de transmissão. Nesse caso de meningite, a doença se instala quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro.

A bactéria Neisseria meningitidis é a causadora da meningite bacteriana – mais comum em crianças e adolescentes. Já a meningite viral acomete crianças e adultos, mas costuma ser menos grave que a meningite bacteriana.