Qual a vacina que protege contra meningite?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

As vacinas oferecidas são: Meningocócica C (conjugada), que previne contra o tipo C da doença meningocócica; Pentavalente, que evita a meningite causada pela bactéria Haemophilus influenzae B, além de outras quatro doenças; e a ACWY, que protege contra estes quatro sorotipos da meningite meningocócica.

Vacinas da meningite na rede pública e particular
Vacina meningocócica (conjugada) ACWY, administrada a adolescentes de 11 e 12 anos; Vacina Pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenzae tipo b); Vacina pneumocócica conjugada 10-valente; Vacina BCG.

Segundo o parlamentar, o Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente não oferece vacinas contra a meningite tipo B.

Uma das principais diferenças entre elas é que a vacina meningocócica C protege apenas contra as doenças causadas pelo meningococo do sorogrupo C, como a meningite e a meningococcemia. Já a meningocócica ACWY tem uma cobertura vacinal maior e previne o indivíduo da ação de 4 sorogrupos do meningococo: A, C, W-135 e Y.

A vacina contra meningite oferecida na rede pública é a Menigocócica C, que protege contra o tipo C. Já a vacina oferecida da rede privada é a Meningocócica ACWY, que protege contra esses quatro tipos. Vale lembrar que o tipo C é responsável por cerca de 70% da meningites no Brasil.

Doses. Para crianças, a vacinação de rotina deve ser iniciada aos 3 meses de idade, com duas doses no primeiro ano de vida e reforços entre 12 e 15 meses, entre 5 e 6 anos e aos 11 anos de idade.

Qual a diferença entre a vacina Men ACWY e a vacina Men B? A vacina ACWY é indicada para proteger contra a meningite meningocócica e demais formas de doenças meningocócicas causadas pelo meningococo dos sorogrupos A C, W e Y. Já a vacina meningocócica B confere proteção contra o meningococo do sorogrupo B.

A vacina meningocócica B, contra meningite, é indicada para proteção de crianças acima de 2 meses, adolescentes e adultos até 50 anos contra o Meningococo do sorogrupo B. Também indicada em casos de surtos, epidemias e para viajantes em áreas endêmicas.

A vacina Meningocócica ACWY tem seu público-alvo ampliado, de forma temporária, até 31 de julho de 2023. Com a ampliação, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) tem o intuito de aumentar a proteção da população e a disponibilidade da vacina.

A vacina contra a meningite C é disponibilizada em todos os centros de saúde para as crianças de 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses. O imunizante também é ofertado em situações específicas, como as pessoas imunossuprimidas.