Qual a língua do yoga?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Sânscrito

O Sânscrito, esta língua antiquíssima nascida na Índia, é a porta de entrada para a vasta cultura deste subcontinente composta pelo yoga, ayurveda, literatura, música, história, filosofia, religião, entre outras áreas.

Em português a palavra é feminina e escrita com i. Sua pronúncia pode ser aberta /ióga/, pela nossa tendência a pronunciar o ó aberto, ou fechada /iôga/, como sabe todo bom praticante iogue, por causa de sua origem no sânscrito, língua em que não ocorre o som aberto ó.

Yoga é um conceito reivindicado por religiões como hinduísmo, jainismo e budismo, e contempla um conjunto de disciplinas físicas tradicionais originárias da Índia. A face mais conhecida no Ocidente são os exercícios de alongamento, respiração e flexibilidade associados a práticas meditativas.

O sânscrito ou língua sânscrita (संस्कृत [s̪ɐ̃s̪kr̩t̪ɐm]; transcrito saṃskṛtam em IAST) é uma língua ancestral do Nepal e da Índia. Embora seja uma língua morta, o sânscrito faz parte do conjunto das 23 línguas oficiais da Índia, porque tem importante uso litúrgico no hinduísmo, budismo e jainismo.

jugo ou união, e se refere a uma prática milenar. indiana que reúne corpo e mente.

"A diferença entre o Yôga e a ioga é total. Yôga é como a física e a ioga é como a educação física", diz o professor. "A ioga surgiu no Rio de Janeiro na década de 60 e ganhou força no regime militar por ter sido criada por um general de cavalaria inspirada em uma mistura de teosofia com ginástica", explica De Rose.

Em conjunto a uma alimentação saudável, a prática da yoga pode auxiliar no processo de emagrecimento. Ao ajudar na redução do estresse e da ansiedade, fortalecer a musculatura, o alongamento e a flexibilidade e melhorar a qualidade do sono, a yoga pode ser uma aliada na busca pela perda de peso.

Índia

A ioga é um conjunto de exercícios físicos e de respiração; seus ensinamentos fazem parte de religiões da Índia. Não se sabe exatamente quando surgiu; a versão mais aceita diz que nasceu há mais de 7.000 anos. Seu nome vem do sânscrito (um dos idiomas da Índia) e quer dizer "união".

O yoga surgiu há mais de 5.000 anos e reúne a sabedoria e os conhecimentos indianos. Ao contrário do que muitos acreditam, o yoga não se trata exatamente de uma atividade física. Ele é, na realidade, uma filosofia de vida, que prega a busca do autoconhecimento e o despertar da consciência.

Enquanto o Pilates prioriza o corpo saudável e a boa forma, o objetivo da Yoga é a conexão do corpo e da mente. A Yoga é mais indicada para quem busca a sensação de bem-estar, o equilíbrio e a redução de estresse. O Pilates, para quem busca o fortalecimento dos músculos e o trabalho da postura.

A palavra usada como sinônimo de Deus no sânscrito, tem, em sua raiz, a ideia de "um ser com poderes extraordinários". Esta palavra, ou sua forma mais utilizada, é Ishvara, originalmente um título comparável ao "Senhor". Os hindus acreditam que Ishvara é Único.

Além do latim, dentre as línguas mortas mais estudadas estão o sânscrito, o anglo-saxão, o grego arcaico e o antigo egípcio. O aramaico ainda não está totalmente extinto e o hebraico foi revitalizado como língua oficial.

bhāva — amor, sentimento. Inclinação, intenção, existência. bhāvana — concentração. bhaya — medo.

6 principais tipos de Ioga que você deveria conhecer

  • Hatha Yoga. ...
  • Kundalini Yoga. ...
  • Iyengar Yoga. ...
  • Ashtanga Yoga. ...
  • Tai Yoga.

Os oito passos do Yoga Sutra são: yama; niyama; asana; pranayama; pratyahara; dharana; dhyana; e samadhi. Como ensinam os pesquisadores ouvidos neste artigo, o yama diz respeito a tudo aquilo que devemos evitar para avançar no caminho.

Ashtanga Yoga

Ashtanga Yoga
É uma linha mais intensa, composta por seis séries fixas de sequência de posturas que fazem o praticante suar muito. Além de desintoxicar o corpo por meio do suor, a prática ajuda a renovar o sangue, promove condicionamento físico, força, concentração, alinhamento da musculatura e equilíbrio.