Como se diz Deus na Índia?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

- O OM (aum) é o mantra mais importante, pois representa Deus; - Shiva representa o princípio masculino enquanto o princípio feminino é representado por suas esposas Parvati (mãe), Durga (deusa da beleza), Kali (senhora da destruição) e Lakshmi (senhora da arte e da criatividade).

Numa das religiões asiáticas, a saber, o hinduísmo, existe uma crença na proximidade de Deus dos humanos. Deus se manifesta a si mesmo na história em formas humanas e em outras formas, para proteger o povo das forças malignas. Essas manifestações são chamadas de avatares e evocam uma devoção e um louvor muito popular.

Vishnu é o conservador e para muitos hindus o deus universal. Conta-se que Brahma, nasceu de uma flor que brotou do umbigo de Vishnu. Além da trindade o hinduísmo possui vários outros deuses representativos.

Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como "o destruidor e regenerador" da energia vital; significa o "benéfico", aquele que faz o bem. Shiva também é considerado o criador do Yoga (Ioga), devido ao seu poder de gerar transformações, físicas e emocionais, em quem pratica a atividade.

A palavra usada como sinônimo de Deus no sânscrito, tem, em sua raiz, a ideia de "um ser com poderes extraordinários". Esta palavra, ou sua forma mais utilizada, é Ishvara, originalmente um título comparável ao "Senhor". Os hindus acreditam que Ishvara é Único.

Brahma

Brama, Brahma ou Bramá (sânscrito em devanāgarī: ब्रह्म = o Absoluto) é o primeiro deus da Trimúrti, a trindade do hinduísmo (os outros deuses são Vishnu e Shiva).

Segundo o censo de 2001, mais de 80% da população seguem o hinduísmo; 14% o islamismo; 3% o cristianismo; 2% o sikhismo; 1% o budismo; 0,41% o jainismo; e 0,65% as outras crenças. Nenhuma outra tradição religiosa e tão eclética quanto o hinduísmo, nascido 2 mil anos antes de Cristo.

Ganesha é o deus do intelecto, da sabedoria e da fortuna para a tradição religiosa do hinduísmo e védica. De acordo com a mitologia hindu, Ganesha é o primeiro filho de Shiva e Parvati, e considerado um dos deuses mais importantes desta cultura.

Krishna significa negro ou escuro, em sânscrito, que é um idioma indiano. Krishna é um deus personificado do hinduísmo, representante das manifestações de Deus Supremo no mundo, segundo a tradição hindu. Krishna também significa verdade absoluta, para os hindus.

Parvati (em sânscrito: Pārvatī, पार्वती) ou Mahādevī é a Deusa Mãe no Hinduísmo e, nominalmente, a segunda consorte de Shiva, o deus hindu da destruição e renovação (a primeira é Sáti). No entanto, ela não é diferente de Sáti, sendo considerada a reencarnação da ex-consorte de Shiva. É a mãe de Ganexa e de Escanda.

É o caso da vaca de Shiva, conhecida como Nandi, que estaria representada em cada vaca que habita a Índia. Além de carregar Shiva, o bovino, conforme o hinduísmo, teria o papel de controlar os impulsos do deus apontado pela religião como o ente responsável pela renovação.

Brahma ou Brama é um Deus da religião hindu, considerado o criador do universo, dos deuses e do conhecimento. Brahma é representado com quatro cabeças e quatro braços e aparece sentado em um cisne. Brahma é o responsável pela criação do universo, da natureza e também da consciência e do pensamento humano.

Todo o seu corpo é azul, pois o deus bebeu um oceano de veneno para que ninguém ao seu redor fosse prejudicado pelo líquido. Shiva possui um jarra d'água na cabeça, uma representação do rio Ganges, na Índia, e o poder do elemento.

Deus da Noite, da Morte e do Inferno, é um juiz dos homens e um rei do mundo oculto, habitando num lugar celestial envolto em luz no mais remoto lugar do céu. É, para os hindus, o primeiro homem, sendo equivalente a Adão no Cristianismo. É um dos oito Vasus da dinastia bramânica.