Qual a importância do uso racional?

Perguntado por: lquarteira . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.3 / 5 19 votos

O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada.

O uso irracional ou inadequado de medicamentos é um dos maiores problemas em nível mundial. A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ​​ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “entende-se que há uso racional quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade”.

Qual a importância do uso racional de medicamentos? O principal motivo é preservar a saúde e a vida, tanto do paciente quanto das pessoas ao seu redor. Por isso, esse contexto é tão importante.

O Uso Racional de Medicamentos (URM) envolve um processo educativo dos usuários ou consumidores acerca dos riscos da automedicação, da interrupção e da troca da medicação prescrita, bem como quanto à necessidade da receita médica no tocante à dispensação de medicamentos tarjados.

Não abra cápsulas, não quebre ou tente dividir comprimidos. Use sempre seus medicamentos conforme a receita, as informações da bula e as orientações do profissional da Saúde. Alguns medicamentos, após serem abertos ou preparados, têm sua validade diminuída. Por isso, é importante fechar bem a embalagem após seu uso.

Mantenha os medicamentos em sua própria embalagem (caixa) e com a sua bula; Mantenha sempre os medicamentos fora do alcance de crianças e de animais; Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico ou farmacêutico, leia a bula ou busque esclarecimentos com a empresa farmacêutica responsável pelo medicamento.

Economizar energia elétrica, em casa ou no trabalho, é bem mais fácil do que se costuma imaginar. Pequenas providências fazem uma diferença considerável e, além de reduzirem os riscos de apagões, podem trazer uma diminuição significativa no valor da conta de luz.

O uso racional da energia consiste em utilizar a eletricidade de forma consciente. Desta forma, são reduzidos os gastos e é possível contribuir para o meio ambiente.

Use os medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada. Caso suspeite de reações adversas ou se sinta mal, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou equipe de saúde. Guarde os medicamentos em coletores próprios e fora do alcance das crianças.