Qual a importância do Carnaval para a população?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

O Carnaval é o campeão de vendas entre as principais festas nacionais! Além disso, movimenta o turismo, trazendo turistas de todas as partes do Mundo! O Carnaval não é apenas um bom feriado para viajar e esquecer os problemas, livre do estresse do trabalho e das responsabilidades de nosso cotidiano.

"O carnaval faz parte da construção da memória, do incentivo à cultura brasileira e do incentivo à organização popular", explica. Ela destaca que os enredos de samba, por exemplo, são ricos em dados da história brasileira.

O Carnaval, além de ser uma tradição cultural brasileira, passou a ser um lucrativo negócio do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao país na época de realização dessa festa, e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo dessa mercadoria cultural.

A preparação para o carnaval ensina as crianças sobre trabalho em equipe, criatividade e o valor do esforço coletivo.

O carnaval brasileiro gera emprego e renda, promove o desenvolvimento econômico através da indústria do turismo, que tem nos serviços de transporte (aéreo, marítimo e terrestre), de hospedagem e de alimentação sua base. As indústrias de bebidas e de fabricação de instrumentos musicais são importantes.

Seja para quem gosta de acompanhar bloquinhos ou para quem prefere usar o feriado para descansar, o Carnaval pode trazer impacto positivo para a saúde mental. Convivência social, músicas e até mesmo as fantasias podem ser motivos de alívio e desestresse para aqueles que querem tirar um peso da mente e apenas festejar.

A fantasia e o faz de conta, além de estimular a imaginação, contribui também para o desenvolvimento socioemocional das crianças, que aumentam suas habilidades de tolerância e respeito ao diferente.

O Carnaval normalmente envolve uma festa pública e/ou desfile combinando alguns elementos circenses, máscaras e uma festa de rua pública. As pessoas usam trajes durante muitas dessas celebrações, permitindo-lhes perder a sua individualidade cotidiana e experimentar um sentido elevado de unidade social.

De acordo com a Enciclopédia, o carnaval vem das festividades finais realizadas pelos romanos católicos nos dias que antecediam a Quaresma, período que acontece antes da Páscoa cristã e em que os devotos se abstinham de comer carne, entre outras.

“O carnaval não é uma festa brasileira, tem origem europeia. Mas foi ressignificada no Brasil com a influência dos povos da diáspora africana e dos povos originários”, explica Tadeu Kaçula, sambista, sociólogo e escritor.

Atualmente, o Carnaval é a festa mais popular do Brasil e é comemorado em data móvel, que é influenciada pela data que determina a Páscoa. A Terça-feira de Carnaval é comemorada exatamente 47 dias antes do Domingo de Páscoa.

Ideias para apresentar o tema carnaval
Pergunte aos estudantes o que eles sabem sobre a festa a partir de um bate-papo. Leve áudios e letras de músicas, samba-enredo e marchinhas de carnaval para que além de ouvir e conhecer, os estudantes também possam analisar a letra e seus significados.

Embora o carnaval tenha surgido na Europa, ele se espalhou por todas as partes do globo, unindo a cultura europeia à nativa (e à africana, muitas vezes) e dando origem a celebrações que são próprias de cada região. Quanto ao carnaval brasileiro, de maneira geral, já sabemos como a banda toca.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Os pontos positivos de alguém são as suas principais qualidades. É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

O Rei Momo é uma figura lendária do carnaval brasileiro, que representa a alegria, o humor e a irreverência da festa. Ele é escolhido para reinar sobre os foliões durante os dias de carnaval, recebendo a coroa, o cetro e a faixa que o distinguem como o líder da folia.