Qual a função do coração?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

A função primordial do coração é bombear sangue para todo o corpo. Para isso, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo. Enquanto isso, o lado direito bombeia sangue venoso para os pulmões.

A única função do coração é bombear sangue.

O coração e os pulmões funcionam em conjunto para manter o suprimento de oxigênio das células do corpo. Durante a circulação, o coração bombeia sangue sem oxigênio para os pulmões, e depois recebe sangue oxigenado dos pulmões para distribuição ao resto do corpo.

Ele é constituído de três tipos básicos: as artérias, as veias e os vasos capilares. O sangue é transportado do coração para os órgãos e tecidos através das artérias, retornando ao coração pelas veias. Já os vasos capilares são responsáveis por conectar as extremidades das artérias às extremidades das veias.

coração

Órgão central do sistema circulatório, o coração é o responsável por bombear sangue para as diversas partes do corpo. Localizado na caixa torácica, entre os pulmões, impulsiona o sangue por meio dos movimentos de contração ou sístole, relaxamento e diástole.

Função: Transporte de nutrientes, oxigênio, gás carbônico, hormônios e células; controle de temperatura e pH; mecanismo de defesa; filtragem de células estranhas e partículas indesejáveis. O sistema circulatório tem duas divisões: cardiovascular e linfático.

Para bombear o sangue, o coração utiliza dois movimentos: a sístole e a diástole. Sístole: é o movimento de contração do coração. Nesse movimento, o sangue é enviado para o corpo. Diástole: a diástole é o movimento de relaxamento do coração.

O coração tem papel fundamental na circulação do sangue para todo o corpo. E isso é feito para os pulmões, para a oxigenação do sangue e para a circulação cerebral, abdominal e periférica, levando o sangue oxigenado aos tecidos.

A circulação sistêmica transporta sangue oxigenado a partir do ventrículo esquerdo do coração, fluindo através das artérias até os vasos capilares espalhados em todo corpo. Nos mesmos capilares do tecido, o sangue “impuro” retorna através de um sistema de veias para o átrio direito do coração.

Tem três camadas: o endocárdio, camada lisa que fica no interior do órgão; o miocárdio, camada média do músculo cardíaco; e o pericárdio, membrana que envolve o coração.

Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo. Os capilares, por sua vez, ligam as artérias às veias, realizando trocas gasosas entre o sangue e tecido.

O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo.

Impulso do coração
O coração bate de maneira rítmica, alternando entre contração e relaxamento. A contração é chamada de sístole, e o relaxamento é denominado de diástole. A sístole garante que o sangue seja bombeado, e a diástole, que é a fase de relaxamento, garante que as cavidades do coração encham-se de sangue.

O sistema cardiovascular humano é formado pelos vasos sanguíneos, uma rede de tubos que transporta sangue, e pelo coração, uma bomba muscular responsável por impulsionar o sangue para o corpo. Esses órgãos trabalham juntos para garantir que todas as células do corpo recebam nutrientes e oxigênio.

A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.

O sangue arterial é o sangue rico em oxigênio (O₂), já o. sangue venoso é o sangue rico em gás carbônico. (CO₂).