Qual a função da Lua para com a Terra?

Perguntado por: aalegria5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Pode não parecer, mas a Lua, além de ser o maior e mais brilhante objeto do céu noturno, é também a responsável por tornar nosso planeta mais habitável. É ela que ajuda a manter a estabilidade do clima, contribui para os movimentos das marés e para outros aspectos importantes para a vida por aqui.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

Se a Lua desaparecesse
Mas nunca mais desfrutaríamos de eclipses solares nem lunares. Outra consequência desse sumiço seria o desaparecimento das marés nos oceanos e mares, causadas pela gravidade da Lua. Elas não cessariam totalmente, porque a gravidade do Sol puxaria.

A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.

A Lua é o único satélite natural da Terra. Na interação com o planeta, ela produz marés e eclipses. Ouça o texto abaixo! A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar.

A agitação das pessoas, os surtos psicóticos, nascimentos, tudo pode acontecer durante essa fase lunar. Uma fase boa e perigosa ao mesmo tempo. A influência da Lua Cheia também faz com que tenhamos mais ideias, sejamos mais criativos e mais presentes. Inclusive temos mais libido nesta fase lunar.

Os animais seriam pelados. Ou teriam pelos (e penas) muito curtos, provavelmente brancos, para refletir o sol e diminuir a temperatura corporal. Na parte escura do planeta não haveria plantas, pois não haveria luz para fazer fotossíntese. Então todos seriam carnívoros, com olhos ultrassensíveis para enxergar à noite.

Marés mais lentas
Sem a Lua lá no céu, as marés ainda existiriam, mas o movimento de subida e descida seria bem mais lento, reduzindo em cerca de dois terços o tempo atual, de acordo com Matt Siegler, pesquisador da NASA.

A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.

No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.

Se a Lua chegasse mais perto da Terra, ela aumentaria a interação gravitacional com o nosso planeta, ou seja, o volume das marés aumentaria, assim como a marola de uma piscina se tornaria maior se a pá do nosso exemplo acima fosse maior.

O estudo, liderado pelo astrônomo Arthut Briaud, descobriu que o núcleo interno da Lua é sólido e com uma densidade semelhante a do ferro. Apesar de muitos anos de pesquisa, a comunidade científica nunca chegou a um consenso sobre como é o interior da Lua: sólido ou fundido.