Qual a frase de Aristóteles sobre política?

Perguntado por: ecapelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

O estado, então, é superior ao indivíduo, porquanto a coletividade é superior ao indivíduo, o bem comum superior ao bem particular. Unicamente no estado efetua-se a satisfação de todas as necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do estado.

A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra.

O homem é um animal político pois ele não pode viver sozinho é preciso viver junto e viver junto pressupõe negociar interesses para a tomada de decisões.

No caso de Aristóteles a Política tem a finalidade de assegurar a felicidade dos indivíduos. Para o filósofo, a Ciência Política é dividida em ética e política. A ética trata da felicidade individual de cada cidadão na pólis, enquanto a política diz respeito a felicidade coletiva.

É uma pessoa que influencia a maneira como a sociedade é governada. Essa definição inclui pessoas que estão em cargos de decisão no governo e pessoas que almejam a esses cargos tanto por eleição quanto por indicação.

Aqui é a grande questão de Sócrates: em seu posicionamento político, ele é um opositor da democracia ateniense por ela ser restritiva. Ele denuncia que apenas os “bem-nascidos” tinham acesso à política. Para ele, todas as pessoas virtuosas deveriam ter acesso à política, independentemente da sua origem.

Ele defende que os cidadãos deveriam se dividir em três classes: as pessoas comuns, os soldados e os guardiões. Apenas esses últimos poderiam exercer o poder político. Segundo o pensamento platônico, para afastar o mal era necessário conhecer e respeitar a justiça.

Frases de Aristóteles
“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.” “A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.” “Valor fundamental da vida depende da percepção e do poder de contemplação ao invés da mera sobrevivência.”

Na prática, a filosofia política busca entender os elementos que norteiam a sociedade, como os conceitos de justiça, governo, liberdade, pluralismo, a natureza do estado, iniciativa privada, direito a propriedade, a vida, defesa pessoal.

Aristóteles considera o escravo como instrumento essencial à vida, e, como elemento integrante da sociedade grega da época, necessário para a boa condução da economia. A questão não se situa, portanto, em possuir ou não escravos, mas no que autoriza tal condição.

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.”

Em sua obra “Política”, Aristóteles afirma que: “A polis faz parte das coisas naturais e que o homem é por natureza um animal político. A política, ou melhor a ação política, que significa “ação que visa o bem comum” é e pode ser prática por todos os cidadãos, ou melhor os políticos ( filhos da Polis).

A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela.

Conforme Aristóteles, o conceito de cidadão varia de acordo com o tipo de governo. Isso porque o cidadão é aquele que participa ativamente da elaboração e execução das leis, sendo estas elaboradas pelo rei (monarquia), por poucos (oligarquia) ou por todos os cidadãos livres (democracia).