O que é democracia para Sócrates?

Perguntado por: mgomes9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

No sistema democrático, segundo Sócrates, os ricos e os pobres travam uma luta pelo poder de governar, a lei perde a força e já não se há critérios claros para quem governa ou para quem é governado, cada um procede da forma que bem entender. A cidade fica sem norte, sem referenciais e os Valores se invertem.

Uma corrente de historiadores e filósofos diz que Sócrates não curtia a democracia, baseado em um de suas principais premissas: o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de sua ignorância. E as massas (mesmo que a quantidade de cidadãos fosse pequena em Atenas) não possuem esse nível de consciência.

Aqui é a grande questão de Sócrates: em seu posicionamento político, ele é um opositor da democracia ateniense por ela ser restritiva. Ele denuncia que apenas os “bem-nascidos” tinham acesso à política. Para ele, todas as pessoas virtuosas deveriam ter acesso à política, independentemente da sua origem.

Segundo Aristóteles, não se deveria classificar a democracia como o Governo que a maioria domina, pois mesmo que, em uma cidade, a maioria dos indivíduos fosse rica e eles dominassem isso seria chamada de uma democracia, mesmo tendo uma maioria seria uma oligarquia, pois o poder estaria nas mãos, somente, dos ricos.

Sócrates defendia a busca do conhecimento, a liberdade de pensamento e de expressão. E, por isso, foi condenado à morte, obrigado a tomar veneno. Veja no resumo: A importância do pensamento inovador e das metodologias utilizadas na Filosofia de Sócrates está na ruptura que ele provocou.

Timocracia (do grego, timē: "honra" ou "valor"), segundo a definição de Platão, no Livro VIII da República, é uma forma de governo onde a honra é o princípio dominante.

A participação democrática, segundo preconizava Sócrates, deveria ser exercida de modo direto, com cada um podendo exprimir sua opinião e convencer os demais quanto à sua razão nos mais diversos assuntos envolvendo a coletividade.

Para Sócrates, a Democracia de Atenas possuía instituições confusas e sem credibilidade com relação ao público. Essa foi a principal crítica deste importante e renomado filósofo. Para Sócrates, a democracia de Atenas possuía instituições confusas e sem credibilidade com relação ao público.

Os filósofos gregos e a noção de democracia. É na Grécia Antiga que vamos encontrar aqueles que são considerados como os dois primeiros grandes mestres do pensamento político e social: Platão e seu discípulo, Aristóteles.

1. "Só sei que nada sei". Essa é uma das frases mais famosas de Sócrates.

A democracia é a possibilidade de exercício político por parte do povo. Democracia é a prática política de dissolução, de alguma maneira, do poder e das decisões políticas em meio aos cidadãos. O termo democracia tem origem grega, podendo ser etimologicamente dividido da seguinte maneira: demos (povo), kratos (poder).

A ideia de democracia em Rousseau situa-se numa ação efetiva que conduza à sua concretização, onde os interesses arbitrários do indivíduo devem dar lugar à construção coletiva daquilo que permite que todos possam ser iguais.

Ainda que Platão sendo opositor à democracia, partilha a idéia de que os governantes devem trabalhar no interesse do povo. O filosofo nega é que a forma de alcançar isto seja através de um sistema de governo pelo povo, cuja o significado e o objetivo é o bem do povo.