Qual a finalidade do B2C?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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B2C é o termo utilizado para o modelo de negócio em que uma empresa vende seu produto ou serviço para o consumidor final – ou seja, o cliente é a pessoa física.

O B2C (business to consumer ou empresa para consumidor), como o nome já indica a tradução, é um modelo de negócio no qual a venda é diretamente do empreendedor para o consumidor final. Ou seja, quem compra são pessoas físicas que vão consumir o produto ou serviço adquirido.

É aí que entra o B2C, que vem do inglês “Business to Consumer”, que significa “negócios para consumidores”. Aqui, as vendas são direcionadas para pessoas físicas, ao contrário do B2B, que foca fechar acordos com pessoas jurídicas. No B2C, é preciso ter em mente que as vendas são direcionadas para o consumidor final.

A diferença entre B2B e B2C é o público-alvo: as empresas B2B (Business to Business) vendem para outras empresas, enquanto as B2C (Business to Consumer) vendem para o consumidor final. Ou seja: B2B significa “de empresa para empresa” e B2C “de empresa para consumidor”, representando os principais modelos de negócio.

Enquanto o mercado B2B é focado em atender outras empresas como clientes, os negócios B2C tem como alvo o consumidor final.

5 dicas de como melhorar as vendas B2C

  1. 1 – Crie personas para o seu negócio. O foco das estratégias de vendas B2C é o consumidor final. ...
  2. 2 – Aposte no Marketing Digital. O Marketing Digital é um conjunto de ações que ocorrem no meio online. ...
  3. 3 – Conheça seu produto. ...
  4. 4 – Analise a concorrência. ...
  5. 5 – Estabeleça metas.

A pioneira na criação de um modelo de comércio eletrônico do tipo B2C foi a empresa Magazine Luiza, em 1992, mas só em 1999 começou a funcionar na internet, segundo o próprio site da empresa. Depois surgiu a Submarino, que começou a realizar as vendas eletrônicas em novembro de 1999 (FUCHS, 2002).

O Mix de Produtos diz respeito à variedade de itens oferecidos por uma empresa ao público. Entre suas vantagens, está a possibilidade de fidelizar o consumidor e garantir uma fatia maior de mercado. Garantir uma estratégia eficiente nesse sentido é essencial para a saúde de qualquer empreendimento.

Quando falamos dessa divisão de públicos — ou até mesmo de mercados — estamos falando dos famosos conceitos de vendas B2B (Business to Business), direcionadas a negócios entre empresas, dentro do universo corporativo, e vendas B2C (Business to Consumer), aquelas cujo foco está no consumidor final.

Garantir uma presença forte na internet
Um bom investimento em Marketing Digital pode contribuir para que sua empresa apareça nos resultados e seja encontrada, reduzindo muito o custo de aquisição de clientes.

O que é vendas B2B? Vendas B2B são as vendas realizadas de empresa para empresa. Para simplificar, pense assim: nas vendas B2B, o cliente da empresa é outra empresa. O termo vem da abreviação do inglês: “Business to business” que, ao pé da letra, significa “negócios para negócios”.

O C2C é um modelo de negócio que funciona por meio de comunicação direta entre duas pessoas físicas. A principal característica é que a venda não é concretizada por uma empresa, ou uma pessoa jurídica. Todas as etapas da negociação são realizadas com compradores convencionais.

Dentre as principais vantagens do B2C, podemos citar o relacionamento de longo prazo com clientes, o ticket médio mais alto, melhores chances de upsell, recorrência, escalabilidade e maior previsibilidade de receita.

Basta observar os principais exemplos do mercado B2C no Brasil. Em geral, são empresas que entendem a dor dos seus consumidores e que oferecem produtos para suprir suas necessidades e desejos. Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magazine Luiza e Shopee são os principais e-commerces por aqui.

Vantagens do modelo B2B

  • Maior escalabilidade;
  • Rentabilidade elevada;
  • Previsibilidade de receita;
  • Relacionamento de longo prazo com os clientes;
  • Maior chance de upsell;
  • Ticket médio superior;
  • Taxa de churn menor.