Qual a diferença entre D2C e B2C?

Perguntado por: abittencourt7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Ou seja, o varejista é quem faz a venda B2C, entregando o produto na ponta ao consumidor. Já no modelo D2C, a venda é feita diretamente do fabricante para o consumidor final, sem recorrer a intermediários.

B2C: business to consumer, isto é, empresas que vendem produtos ou serviços ao consumidor final; D2C: direct to consumer, o que representa negócios como indústrias, importadoras ou distribuidores que também vendem mercadorias ao consumidor final.

O D2C (direct to consumer) pode ser traduzido para o termo “direto para o consumidor”. Ou seja, é um formato de venda no qual não há intermediários, o que faz com que o fabricante venda diretamente para o consumidor final.

B2B e B2C são dois modelos de negócio distintos que têm como principal diferença o comprador do serviço/produto: as negociações B2B são feitas entre empresas, enquanto as B2C são feitas diretamente com o cliente final.

É aí que entra o B2C, que vem do inglês “Business to Consumer”, que significa “negócios para consumidores”. Aqui, as vendas são direcionadas para pessoas físicas, ao contrário do B2B, que foca fechar acordos com pessoas jurídicas. No B2C, é preciso ter em mente que as vendas são direcionadas para o consumidor final.

Por sua vez, a venda B2C é aquela venda feita de empresa para o consumidor, pessoa física. Como exemplo, temos a venda em lojas de departamento, compras no supermercado, serviços de streaming etc.

A sigla D2C vem da expressão Direct to Consumer, o que em tradução livre significa “direto ao consumidor”. Na prática, essa modalidade de E-commerce é usada para indústrias, em que as intermediações de negócio são deixadas de lado e a empresa realiza às vendas diretamente ao consumidor.

Basta observar os principais exemplos do mercado B2C no Brasil. Em geral, são empresas que entendem a dor dos seus consumidores e que oferecem produtos para suprir suas necessidades e desejos. Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magazine Luiza e Shopee são os principais e-commerces por aqui.

B2B é a sigla em inglês para definir negócios Business-to-business, ou, em português, de empresa para empresa. Na prática, um negócio B2B é aquele cujo público-alvo não é o consumidor pessoa-física, e sim, representantes de empresas.

Em tradução livre do inglê para o português, podemos considerar o seguinte: B2B (business to business) seria “empresa para empresa”; B2C (business to consumer) seria “empresa para consumidor”, C2C (consumer to consumer) seria “consumidor para consumidor”, B2G (business to government) “empresa para governo” e B2E ( ...

Já a sigla B2C significa Business to Consumer, ou seja, a empresa que faz negócio direto com o cliente final. Aqui os exemplos são muito mais corriqueiros, porque são tipos de negócios que lidamos todos os dias. A sua compra no mercado, consulta ao médico ou loja de roupas, esses são tipo de compras B2C.