Qual a fase mais triste da vida?

Perguntado por: epeixoto6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Com a passagem dos anos, ficamos mais tristes, chegando ao “fundo do poço” do nível de felicidade aos 50 anos. Depois disso, os níveis de satisfação aumentam enquanto se envelhece.

Estudos revelam que a fase mais triste da vida ocorre até o final dos 40 anos, seguida por um aumento no bem-estar à medida que envelhecemos. Já os momentos mais felizes costumam vir após os 50 anos.

34 anos de idade

A análise foi feita com 17.000 participantes de 13 países europeus e o estudo longitudinal foi publicado no Springer Social Indicators Research. O resultado sobre em qual idade somos mais felizes foi entre 30 e 34 anos de idade.

O que causa a tristeza? A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, término de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.

Muitas pessoas dizem que se sentem tristes pela manhã, mais do que em qualquer outra hora do dia. Às vezes, essa tristeza pela manhã é muito intensa, assemelhando-se ao transtorno depressivo maior.

47,2 anos

O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.

A melhor fase, do ponto de vista da maioria das pessoas, é a juventude. Isso porque a adolescência, que é uma fase de transição para a vida adulta, costuma ser um período de bastante intensidade emocional e, principalmente social. Porém, você pode viver plenamente em qualquer faixa etária que esteja atualmente.

Quem é feliz pode viver mais
Após cinco anos, foi constatado risco de morte 35% menor em pessoas que relataram estados emocionais associados à felicidade. Pesquisa realizada na Califórnia (EUA) obteve resultados semelhantes. Quase 7.000 pessoas foram acompanhadas por 28 anos.

A grosso modo, que o pico sexual ocorre aos 20 e poucos, o auge da forma física aos 30 e poucos, a mente aos 40 e 50 e a felicidade aos 60. Mas isso são apenas médias, e cada pessoa tem uma trajetória diferente. Por isso, o mais importante é reconhecer que a idade traz doses parecidas de altos e baixos.

Projeto muda de 60 para 65 anos idade para pessoa ser considerada idosa. O Projeto de Lei 5383/19 altera a legislação vigente para que as pessoas sejam consideradas idosas a partir dos 65 anos de idade, e não mais 60.

Ficar triste é uma condição normal da vida. Esse sentimento está ligado à vivência de situações que geram angústia ou frustração. Sentir desânimo e melancolia depois de perder um emprego, tirar nota ruim em uma prova ou terminar um relacionamento, por exemplo, é comum.