Qual a diferença entre rufião e proxeneta?

Perguntado por: ddrumond . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Diferencia-se o rufião do proxeneta. O rufião (ou cafetão) tira vantagem, habitualmente, da prostituição de outrem, mediante o emprego de violência ou não. Já o proxeneta, conforme mencionado anteriormente, intermedia a satisfação da lascívia alheia (é um intermediador de encontros sexuais), auferindo ou não lucro.

O que é considerado crime, segundo o art. 230 do Código Penal, é o rufianismo, isto é, “tirar proveito da prostituição alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo se sustentar no todo ou em parte por quem a exerça”.

De acordo com o Código Penal Brasileiro (CPB), no artigo 230, é o ato criminoso de tirar proveito da prostituição alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou parcialmente, por quem a exerça.

Lenocínio e rufianismo
Este crime está previsto no artigo 230 do Código Penal Brasileiro, sendo a pena de um a quatro anos de reclusão, mais o pagamento de multa. Ver também o significado de gigolô.

Em qual circunstância prostituição é crime no Brasil? Prostituição não é crime no Brasil. A profissão inclusive consta na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) no verbete "profissional do sexo", com o número 5198. O que é crime é o ato de tirar proveito da prostituição, o que caracteriza a exploração sexual.

Ser dono de prostíbulo só é crime se houver exploração de serviços sexuais alheios. Não é crime manter um estabelecimento no qual sejam oferecidos serviços sexuais, desde que quem esteja se prostituindo não esteja sendo forçado nem seja vulnerável.

"Artigo 229 — Manter, por conta própria ou de terceiro, estabelecimento em que ocorra exploração sexual, haja, ou não, intuito de lucro ou mediação direta do proprietário ou gerente. Pena: reclusão de 2 a 5 anos e multa".

Local destinado a encontro de pessoas para fim libidinoso. Nomen iuris de crime contra os costumes, cuja ação típica consiste em manter, por conta própria, ou de terceiro, lugar para o fim referido, haja ou não intuito de lucro.

Conceituação de lenocínio
É tipificado pelos artigos 227 ao 230 do Código Penal brasileiro. Consiste, portanto, na mediação para servir à lascívia de outrem, no favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual, na manutenção de casa de prostituição e no rufianismo.

É a atitude de uma pessoa que tem ou vai assumir um cargo público, e utiliza esse cargo de alguma forma para exigir, para si ou para outro, algum tipo de vantagem indevida.

Salários de Gigolo

CargoSalário
Salários de Gigolo – 1 salários informadosR$ 2.305/mês