Qual a diferença entre jogos e brinquedos?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Seguem-se alguns exemplos: jogo de azar, jogo de empurra. Brinquedo: objeto destinado a divertir uma criança. Brincadeira: ação de brincar, divertimento, gracejo, zombaria, festinha entre os amigos e parentes. A ambiguidade entre os termos se consolida com o uso que as pessoas fazem deles.

O jogo sempre terá regras. Não existe jogo sem pelo menos uma regra que seja. A brincadeira não tem final pré- determinado, ela prossegue enquanto tiver motivação e interesse pelos participantes.

Brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer, e geralmente associada a crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos. Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar.

Brinquedos são bens materiais que garantem diversão. Jogos são a aplicação de regras em uma atividade lúdica. E o lúdico é tudo aquilo que atiça a imaginação da criança (ou de adultos). Não são sinônimos, já que nem sempre o que é lúdico é uma brincadeira ou um jogo.

São Paulo: Perspectiva, 2019., o jogo é uma atividade cultural e inata ao próprio sujeito, no que refere ao desejo pelo ato de jogar, exercida dentro de determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias.

Jogos Competitivos tem a finalidade de estimular a competição entre os participantes. Porém, a competição deve ser saudável, educativa, para ensinar que perder ou ganhar não é o que importa, mas sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.

O brinquedo é um recurso que pode estimular o desenvolvimento infantil e proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar. Utilizar o brinquedo como recurso escolar é aproveitar uma motivação própria da criança tornando a aprendizagem mais atraente.

Os brinquedos são aliados fundamentais no processo do desenvolvimento infantil. Eles auxiliam no desenvolvimento cognitivo, motor, criativo e social da criança. Por meio dos brinquedos, as crianças também estimulam a imaginação e trabalham as vivências.

Vygotsky (2007) defende a posição de que o brinquedo é uma atividade em que a criança pode realizar seus desejos que no momento (de forma imediata) não são realizáveis.

CLASSIFICAÇÃO DOS BRINQUEDOS POR CATEGORIAS DE USO E FAIXA ETÁRIA. Os brinquedos são classificados conforme sua produção (artesanal ou industrializado), ao gênero humano (meninos e meninas); ao espaço para utilização (recintos fechados ou abertos), seguindo ordem alfabética, entre outros.

Tanto o jogo quanto a brincadeira, tem um papel muito importante, é preciso deixar a criança em total liberdade seja sozinha ou em grupo, para assim, desenvolver um momento de explorar a imaginação, o prazer, a alegria, raciocínio e habilidade.

A ludicidade também pode ser trabalhada nos Anos Iniciais do Fundamental. Dama, xadrez, jogo da memória, jogos de trilha, jogos com baralho, dominó e pega varetas são alguns exemplos desse tipo de jogos. No entanto, não basta transformar tudo em jogo e encarar a atividade como dada e encerrada.