Qual a diferença entre concessiva e condicional?

Perguntado por: spaiva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Condicionais: indicam condições relacionadas à oração principal. Ocorrem geralmente com o emprego de: “se”; “caso”; “salvo se”; “desde que”; “contanto que”; “dado que”; “a menos que”, “a não ser que”. Concessivas: exprimem a ideia de concessão.

Conjunções Concessivas
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.

→ Conjunções condicionais: iniciam a oração que contém uma condição ou uma hipótese relacionada a um acontecimento expresso em outra oração.

→ Orações subordinadas adverbiais consecutivas
São aquelas que estabelecem sentido de consequência, efeito ou resultado em relação à oração principal. “Dançava tanto que se tornou um dos melhores da sala.”

As orações subordinadas adverbiais conformativas indicam ideia de conformidade, ou seja, exprimem uma regra, um modelo adotado para a execução do que se declara na oração principal. Outras conjunções conformativas: como, consoante e segundo (todas com o mesmo valor de conforme).

b) Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo: Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.

As orações subordinadas adverbiais concessivas exprimem quebra de expectativa. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: embora, conquanto, por mais que, posto que, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, em que pese, etc. Exemplos: Luciana gosta muito de dançar, embora esteja com o pé quebrado.

Na qualidade de modo, o condicional exprime o irreal, um desejo, ou a atenuação de uma afirmação: iii) Se ganhasse o prémio, faria uma viagem.

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

— condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»); — concessiva (ex: «Costuma convidá-la para sair, quando sabe muito bem que ela tem de estudar para os exames»).

«Orações subordinadas consecutivas são a orações subordinadas consecutivas são aquelas que desempenham, por subordinação, as funções de complementos circunstanciais de efeito (de consequência) da ideia expressa em outras orações principais a elas subordinadas.

d) Orações subordinadas adverbiais concessivas: exprimem concessão, ou seja, traduzem algo inesperado em determinadas circunstâncias. São introduzidas pelas conjunções subordinativas embora, conquanto e as locuções ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quanto, posto que.

Consecutivas. As conjunções subordinativas consecutivas são aquelas que exprimem consequência. Exemplos: de forma que, de maneira que, de modo que, que (relacionado a tal, tão, tanto, tamanho). Era tão alta que não passava na porta.

O que é Concessivo:
Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação. Exemplo: "O homem seguiu seu caminho, embora chovesse".

Exprimem concessão, ou seja, traduzem algo inesperado em determinadas circunstâncias. São introduzidas pelas conjunções subordinativas embora, conquanto e as locuções ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quanto, posto que. Exemplo: Ainda que não merecesse, recebi vários prêmios.

Conectivos que indicam conformidade

  • consoante.
  • conforme.
  • como.
  • segundo.
  • de acordo com.
  • em conformidade com.