Como saber se a frase é concessiva?

Perguntado por: imata . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.

Em resumo, podemos dizer que: 1) quando se observa contraste entre orações em uma relação de subordinação, temos CONCESSÃO; 2) quando se observa contraste entre orações em uma relação de coordenação, temos ADVERSIDADE.

O que é Concessivo:
Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação. Exemplo: "O homem seguiu seu caminho, embora chovesse".

→ Conjunções concessivas: introduzem uma oração na qual se percebe um fato diverso, mas não capaz de anular o que foi estabelecido na outra oração.

As orações subordinadas adverbiais concessivas exprimem quebra de expectativa. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: embora, conquanto, por mais que, posto que, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, em que pese, etc. Exemplos: Luciana gosta muito de dançar, embora esteja com o pé quebrado.

São exemplos de concessões os aeroportos, rodovias e o setor de petróleo e gás. Enquanto nas privatizações ocorre uma venda definitiva de ativo público, as concessões ocorrem por um período determinado pelo contrato.

• Concessão
embora, mesmo que, se bem que, apesar de, ainda assim, ainda que, por mais que, mesmo assim, de qualquer forma, posto que, malgrado, não obstante, inobstante, em que pese. Exemplos: Ainda que pare de chover, não irei mais sair.

A ideia de concessão está diretamente ligada ao contraste, à quebra de expectativa. Utiliza-se também a conjunção: conquanto e as locuções ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que.

Concluindo: as conjunções adversativas expressam ideias mais relevantes no período em que estão inseridas, enquanto as concessivas expressam ideias menos relevantes.

b) Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo: Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.