Qual a diferença entre a menstruação e sangramento?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 12 de julho de 2023
4 / 5 18 votos

O sangramento de escape pode vir da parte superior do aparelho reprodutivo (como o útero) ou da parte inferior (como o colo do útero ou a vagina). O spotting é diferente do seu período menstrual, que é o derramamento cíclico do revestimento uterino, o endométrio.

Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom. Na gestação, esse sangue, quando saudável, é chamado de nidação.

Menstruação – Perda de sangue que ocorre periodicamente. Devido a estímulos hormonais, a superfície do endométrio se rompe e é excretada pela vagina, sob a aparência de um fluido de sangue.

Outro aspecto que diferencia o sangramento de implantação de uma menstruação mais leve ou no início é a cor. Normalmente, o sangramento de implantação costuma ser um vermelho mais aguado e amarronzado ou rosado. Apenas uma melequinha que pode vir de leve durante dois ou três dias e então parar.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

O sangramento da implantação, geralmente, não é nada para se preocupar. É provável que você nem saiba que está grávida quando percebê-lo. Se você notar um sangramento de escape na data em que seria o início da menstruação e suspeitar que está grávida, faça um teste de gravidez.

Primeiro trimestre
Esse é o período em que os sangramentos são mais normais. Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

Normalmente, o sangramento menstrual deve durar menos de 8 dias e a mulher sangra 20-80mL por ciclo, ou seja, no máximo 16 absorventes encharcados por ciclo.

Entre os sintomas físicos mais comuns estão:

  • Cólicas;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço;
  • Dor nas mamas;
  • Retenção de líquido;
  • ​Entre os emocionais estão: irritab​ilidade, ansiedade, insônia ou sonolência, dificuldade de concentração, fome exagerada ou falta de apetite e depressão.

Enquanto o de nidação não apresenta fluxo, exibe pouca quantidade e dura entre dois e três dias, o sangramento oriundo da menstruação é contínuo, tende a ter um volume e quantidade maior, e pode durar entre quatro a sete dias.

Normalmente, o sangramento de gravidez que muitas mulheres confundem com a menstruação é o sangramento de nidação. Não é incomum ver perguntas no site sobre baixo fluxo de cor estranha que são possíveis sangramentos de nidação.

O sangue da menstruação não interfere no teste. No entanto, se realmente for menstruação, o resultado será fácil de imaginar. “Não é que ela afeta o resultado, é que vai dar negativo justamente por conta da mulher estar menstruada”, diz Zorzella.

Sangramento de escape, também conhecido pelo nome em inglês “spotting” (que significa mancha) é um sangramento leve que ocorre fora do seu período menstrual. O spotting normalmente envolve pequenas quantidades de sangue e você pode notá-lo na sua roupa íntima ou no papel higiênico depois de usar o banheiro.

O sangramento mais intenso do que o seu período normal ou irregular, é preocupante em alguns casos e pode precisar ser investigado”, diz Dra. AlHilli. A dor e o desconforto abdominal persistentes podem ser um sinal em potencial de câncer de ovário.

Quando procurar um médico em caso de sangue nas fezes
Procure o médico imediatamente na ocorrência de qualquer sangramento anal repentino ou persistente acompanhado de ardor ou de outros sintomas. Hemorroidas são a causa mais frequente, todavia existem outras que precisam ser afastadas.

O sangramento de nidação é uma secreção que pode apresentar uma variação de cor, de rosa a marrom, que ocorre quando o embrião se fixa no revestimento uterino, após de 6 a 12 dias da concepção, quando ele está em fase de blastocisto.