Qual a cor da lua?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.1 / 5 7 votos

Quando a superfície empoeirada da Lua está iluminada pela luz do Sol, a cor real do satélite é branca cinzenta-acastanhada. Porém, a atmosfera da Terra modifica a visão que temos da Lua, alterando cores e formas.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo. Discutimos as razões pelas quais a lua cheia exibe cores variadas.

Na Lua, como não existe atmosfera, o céu não é colorido pela luz do Sol e sempre se apresentará negro.

De acordo com o especialista, a lua azul é quando há uma segunda lua cheia dentro do mesmo mês. Enquanto a superlua, é quando o satélite está mais próximo da Terra – o que a deixa mais brilhante aos olhos dos observadores.

Coloração. Apesar do nome a lua azul ela não adquire a cor azul nesta ocasião. É possível que a lua exiba um brilho azulado devido a condições atmosféricas próprias mas a ocorrência delas não é previsível. Há relatos de que a lua foi vista em tons de azul no ano de 1883 quando ocorreu a erupção do vulcão Krakatoa.

Há alguns efeitos na aparência da Lua, quando ela está baixa no céu, que realmente são causados por fenômenos físicos, como apresentar uma tonalidade mais amarela ou laranja. Esse é o mesmo fenômeno que faz com que o céu tenha tons alaranjados no nascer e pôr-do-sol (para saber mais, clique aqui).

É o que acontece quando a Lua está mais próxima do horizonte – ao amanhecer ou anoitecer. “Nesses momentos, a luz penetra a parte da atmosfera mais próxima do chão e, para isso, tem de atravessar uma camada mais densa de ar.

A Lua azul é a segunda Lua cheia de um mês, sendo um fenômeno astronômico raro. Apesar do nome, só adota uma coloração azulada em raras situações. Ouça o texto abaixo em aúdio! Lua azul é um fenômeno astronômico caracterizado pela ocorrência de uma segunda Lua cheia dentro de um mesmo mês calendário.

No início da Lua crescente, pode-se observar, além da região diretamente iluminada pelo sol – um fino e delicado crescente -, todo o hemisfério lunar com um brilho muito difuso e tênue: é a luz cinzenta, assim chamada porque sua coloração lembra a tonalidade incandescente das cinzas.

incolor

Durante muito tempo a água foi considerada uma substância incolor. Mas a ciência já provou que, apesar dessa impressão quase universal, na verdade a água é transparente e possui um tom ligeiramente azulado.

A "explicação" para tal fenômeno, dada pelos teóricos da conspiração, diz que a Lua ficará verde porque diversos planetas estarão alinhados (errado!), causando uma coloração esverdeada na Lua por cerca de 90 minutos (até a duração eles inventaram...).

Na próxima quarta-feira, dia 30 de agosto, vai acontecer a última superlua de 2023.