Qual a área de um cilindro?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Em um cilindro circular reto, a área lateral é obtida por A(lat)=2πrh, onde r é o raio da base e h é a altura do cilindro. A área total corresponde à soma da área lateral com o dobro da área da base.

A área do cilindro corresponde a medida de sua superfície, formada pelas duas bases mais a sua lateral.

O volume de um cilindro é π r² h, e sua área de superfície é 2π r h + 2π r².

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro. O cilindro é uma figura geométrica formada por duas bases circulares e área lateral que liga esses dois círculos.

A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²).

3,14159265358979323846

Chamado também de constante π, o seu valor é de aproximadamente 3,14159265358979323846… Note que essa é uma sequência infinita de números. Ao realizar cálculos envolvendo a constante π, é bastante comum utilizarmos aproximações dele, como 3,14 ou 3,1 ou até mesmo 3.

Para calcularmos a área da superfície da esfera utilizamos a seguinte fórmula: ASE = 4 . π .

Como o cubo é formado por seis quadrados congruentes, então, a área total do cubo é seis vezes a área de sua base.

A área total é a soma de todas as áreas. É a soma da área privativa mais a área de uso comum. A área útil é considerada o espaço privativo, o interior do imóvel em que você vive(ou vai viver), é feita com o somatório de cada área dos ambientes internos. Garagens e varandas não estão incluídas.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.