Como calcular a área de um retângulo tridimensional?

Perguntado por: nnovais6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Em um paralelepípedo reto, as faces são formadas por retângulos. Assim, para calcular a área de cada uma das faces, basta multiplicar as duas dimensões da face.

Área Total: At = 2ab+2bc+2ac. Volume: V = a.b.c.

A área de um sólido geométrico pode ser obtida pela soma das áreas de cada uma das figuras geométricas que o compõem.

O volume do paralelepípedo é calculado através da multiplicação entre a área da base e a altura.

Objetos tridimensionais, portanto, são aqueles em que é possível medir comprimento, largura e altura (ou profundidade). São exemplos desses objetos os cubos, pirâmides, prismas, cones, cilindros etc. O espaço tridimensional também é chamado apenas de espaço. Ele é justamente o espaço que nos rodeia.

As figuras que precisam do espaço tridimensional para serem construídas são chamadas de tridimensionais ou espaciais. São exemplos de figuras espaciais: pirâmide, prisma, cubo, esfera, cilindro etc.

Para calcular a área do retângulo, basta calcular o produto entre a sua base e a sua altura, ou seja, a área é dada pela fórmula A=b⋅h.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Paralelepípedo retângulo (hexaedro regular): apresentam seis faces quadradas, ou seja, se configuram como cubos. Como os quadrados são um tipo específico de retângulo, o paralelepípedo retângulo pode ter faces quadradas.

A Geometria Espacial é a Geometria considerando três dimensões, ou seja, é a Geometria no espaço. Vivemos em um mundo tridimensional e estamos cercados de objetos geométricos, como os conhecidos sólidos geométricos, os poliedros, os corpos redondos, entre outros.

A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.

Área é a medida da superfície de uma figura plana.
Os principais polígonos são os triângulos, retângulos, quadrados, trapézios e losangos. A área é objeto de estudo da geometria plana, pois calculamos a área somente de regiões planas, ou seja, bidimensionais.

Em base quadrada ou retangular, a fórmula para calcular metro cúbico é simples: multiplique a largura, o comprimento e a altura.