Como calcular o volume com a área?

Perguntado por: alima6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ou: V = B x L x h. O volume de um prisma qualquer, por sua vez, é dado pelo produto da área da base vezes a altura. Desta forma: V = A x h. Sendo que A é igual o cálculo da área da base.

Área, perímetro e volume são medidas dos elementos das figuras geométricas. A área mede a superfície de uma figura plana (base vezes altura) enquanto o perímetro mede seu contorno (soma dos lados). Já o volume mede o espaço ocupado, portanto pertence à geometria espacial e é dado pela multiplicação das três dimensões.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l). Para encontrar esses valores é importante analisar a forma da figura.

Podemos calcular a área de um cubo usando a fórmula A = 6a² e podemos calcular seu volume usando a fórmula V = a³, onde a é o comprimento de um dos lados do cubo.

O volume de um cilindro é π r² h, e a área da sua superfície é 2π r h + 2π r².

Área é todo o espaço de uma superfície. Volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por este corpo. O Volume de um Prisma é dado pelo produto da área da base vezes a altura.

Multiplicamos o comprimento da sua base pela sua altura. Como, no quadrado, a base e a altura possuem a mesma medida, a área do quadrado pode ser calculada pelo quadrado do lado.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

Como o cubo é formado por seis quadrados congruentes, então, a área total do cubo é seis vezes a área de sua base.

O volume de um cilindro é π r² h, e sua área de superfície é 2π r h + 2π r². Saiba como usar essas fórmulas para resolver um problema de exemplo.