O que é o perímetro de um círculo?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 6 votos

O perímetro de um círculo é a medida da circunferência que o delimita. Há uma fórmula que permite encontrar esse valor e que depende da relação com o seu diâmetro: a divisão do perímetro pelo diâmetro resulta numa constante representada pela letra grega π (Pi) e que tem como valor, arredondado às milésimas, 3,1416.

C = 2 * π * r, onde: C = comprimento da circunferência ou perímetro. Não pare agora...

O perímetro de um círculo pode ser calculado usando a fórmula C = 2πr e a área pode ser calculada usando a fórmula A = πr², onde r é o raio do círculo.

O perímetro de uma figura geométrica pode sempre ser calculado somando os comprimentos de cada um dos seus lados. Para calcular o perímetro, devemos somar os comprimentos dos lados: 17 cm + 15 cm + 11 cm = 43 cm. Você pode usar esta estratégia para calcular o perímetro de qualquer polígono.

O perímetro é a medida do contorno de uma figura geométrica e pode ser obtido pela soma dos lados de um polígono ou, no caso dos círculos, por meio de uma fórmula.

Ambos são utilizados para medir uma figura em duas dimensões, porém focam em aspectos diferentes. Por exemplo: Área: se refere à medida total que uma figura ocupa no plano; Perímetro: é a soma dos tamanhos dos segmentos de reta, ou seja, dos lados da figura.

6 resposta(s)
P = 2pi. R --> P = 2. (3,14). 10 --> P = 62,8 m.

Fórmula da área da circunferência
Nesse caso, em um círculo de raio r, temos a área do círculo: A = π*r²

A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²). Aprende a usar esta fórmula para calculares a área de um círculo, quando indicarem a medida do diâmetro.

3,14159265358979323846

Chamado também de constante π, o seu valor é de aproximadamente 3,14159265358979323846… Note que essa é uma sequência infinita de números. Ao realizar cálculos envolvendo a constante π, é bastante comum utilizarmos aproximações dele, como 3,14 ou 3,1 ou até mesmo 3.

Podemos calcular o perímetro de uma figura utilizando instrumentos de medida como régua e fita métrica. No caso dos polígonos (como o triângulo, quadrado, retângulo, pentágono etc.), o perímetro é a soma das medidas dos lados.

Para isso é preciso ter o valor da área do quadrado. Assim sendo, é necessário primeiro encontrar a raiz quadrada do valor da área (que vai corresponder ao valor do lado do quadrado) para, em seguida, multiplicar este número por quatro, localizando o perímetro do quadrado. Neste caso a fórmula é P = 4 x √A. P = 20.

Para calcular o perímetro de um triângulo, basta somar os seus lados. Já a área é calculada pelo produto entre o comprimento da base e da altura dividido por dois.