Quais são os valores de Nelson Mandela?

Perguntado por: yteixeira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Nelson Mandela lutou contra as desigualdades, rompeu as barreiras do preconceito e defendeu seu povo com bravura e destemor. De suas lutas, veio um legado marcado pela justiça, liberdade e paz.

Carisma, reconciliação, perseverança e capacidade de sofrimento são algumas das características atribuídas a Nelson Mandela. Mas quais foram os principais ensinamentos que Madiba deixou ao mundo?

“Mandela ensinou que o melhor caminho para a paz é o perdão e o entendimento”, afirma Ryan Irwin, professor de história da África na Universidade de Nova York. “Se houvesse na África mais líderes como Mandela, capazes de lidar e dialogar com o inimigo, haveria menos conflitos.”

Nelson Mandela lutou contra as desigualdades, rompeu as barreiras do preconceito e defendeu seu povo com bravura e destemor. De suas lutas, veio um legado marcado pela justiça, liberdade e paz. Devido à sua relevância, anualmente é celebrado o Dia Internacional de Nelson Mandela em 18 de julho.

Uma das mais claras lições de liderança de Nelson Mandela quando se analisa sua trajetória é sobre dedicar à da sociedade, o que ele fez durante toda sua vida. Além de sempre reforçar a importância de servir os outros e deixar um legado com melhorias para as próximas gerações em seus discursos.

Quem foi Nelson Mandela? Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder sul-africano que lutou contra o regime racista e segregacionista do apartheid, presente na África do Sul entre 1948 e a década de 1990, e se tornou referência mundial na busca por uma sociedade democrática e igualitária.

Sua luta anti-apartheid e liderança tinham como objetivo tornar a África do Sul um lugar mais justo e igualitário. Como resultado, ao fim do regime segregacionista ele se tornou o primeiro presidente do país. A partir desse momento, Nelson Mandela não poupou esforços para realizar os sonhos de seu povo.

Além do notório legado na luta em defesa da democracia, a contribuição deixada por ele se enumera: resolução de conflitos; relações raciais; proteção e promoção dos direitos humanos; reconciliação; igualdade de gênero, direitos de crianças e outros grupos vulneráveis; luta contra a pobreza; promoção da justiça social.

1. Mandela teve coragem apesar do medo. Coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.

O termo apartheid significa "separação" ou "identidade separada". Serviu para designar o regime político da África do Sul que, durante décadas, impôs a dominação da minoria branca (ou aristocracia branca) sobre grupos pertencentes a outras etnias, compostos em sua maioria por negros.

- O apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul de 1948 a 1990 e correspondia ao racismo como política institucional de Estado, diferenciando direitos e deveres da população segundo a cor da pele, oficializando, assim, em lei o preconceito que já existia na sociedade desde o período ...

A vida de Nelson Mandela foi marcada pela luta contra o apartheid e pela união de brancos e negros na África do Sul.

Madiba

A gestão de Madiba (apelido sob o qual Nelson Mandela era conhecido) reaproximou e criou fortes contatos da República da África do Sul (RAS) com a comunidade internacional e, principalmente, com o continente africano na região da África Austral.

Mandela é um dos lutadores sociais que passou mais tempo atrás das grades, vítima de injustiças. Nelson Rlihlahla Mandela nasceu em 1918 em Mvezo, África do Sul, e o seu ativismo e liderança política centraram-se na luta pela igualdade racial no seu país.

A coragem está um passo à frente do medo. Os sonhos são a melhor forma de termos uma direção na vida e um motivo para caminhar. A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo. Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.