O que foi o neocolonialismo e que países participaram?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Denomina-se “neocolonialismo” o processo de dominação política e econômica instituído pelas potências capitalistas emergentes (Reino Unido, Arábia e Bélgica, Estados Unidos, Prússia, França e Itália) sobre a África, Ásia e Oceania e ao longo do século XIX e início do século XX.

As principais nações neocolonialistas foram o Reino Unido e França, mas outras importantes potências neocoloniais foram Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Japão e o Império Otomano. O processo de ocupação neocolonialista é também conhecido como imperialismo.

O neocolonialismo, ou imperialismo, foi o processo de colonização e ocupação da África e da Ásia por grandes potências europeias, que se iniciou na segunda metade do século XIX e continuou até meados do século XX.

O neocolonialismo foi um ciclo imperialista que levou os países europeus a ocuparem a África e a Ásia, transformando esses territórios em suas colônias. A ocupação desses continentes aconteceu no processo de crescimento industrial vivenciado pela Europa após a Segunda Revolução Industrial, no século XIX.

O Brasil, no contexto do neocolonialismo, sofreu uma consequência benéfica, pois, com a obsessão por novos mercados consumidores, aumentou-se a pressão europeia, principalmente inglesa, pela abolição da escravatura, liberando-os para se tornarem possíveis consumidores mas também, e principalmente, mão de obra barata.

Entre as principais características estão a dominação direta e o envio de grande quantidade de colonos. É também conhecido como colonização de povoamento. Geralmente, esse sistema foi o que resultou, nos países que o receberam, melhores condições de desenvolvimento colonial.

A França foi um dos primeiros países a iniciar a fase do neocolonialismo e a conquista de países africanos. Em 1830 eles mandaram seus exércitos para conquistar a Argélia, que foi anexada em seu território somente em 1857.

O neocolonialismo foi o ciclo colonial que se iniciou no século XIX, sendo responsável pela ocupação da África e Ásia. As nações europeias procuravam matérias-primas e mercados consumidores para dar continuidade ao seu processo de desenvolvimento industrial.

Causas do neocolonialismo

  • Fatores econômicos. A Europa tinha vários países passando pela Revolução Industrial. ...
  • Fatores sociais. Relacionam-se à necessidade de encontrar terras que absorvessem a população europeia, em ritmo acelerado de crescimento. ...
  • Fatores políticos. ...
  • Fatores religiosos e culturais.

O colonialismo é uma prática na qual um território exerce domínio político, cultural ou religioso sobre um determinado povo. O controle é exercido por meio de uma potência ou força política militar externa que deseja explorar, manter ou expandir seu território.

O neocolonialismo foi uma política de dominação econômica e cultural exercida pelas potências industriais contra os países da África e da Ásia entre meados do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. Ele foi o desdobramento do imperialismo capitalista, na terceira fase desse sistema produtivo.