Quais são alguns exemplos de práticas de cidadania?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Alguns exemplos de cidadania social são:

  • Garantia dos direitos humanos para os cidadãos.
  • Direito ao trabalho assegurado a todos.
  • Direito à moradia.
  • Direito à saúde.
  • Direito ao lazer.
  • Direito à educação.
  • Direito à alimentação.
  • Direito à segurança.

É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila.

Como dito no texto, as cidadanias pode ser divididas entre: Cidadania civil - garantia de direitos relativos á liberdade; Cidadania política - garantia de direitos à participação política; e Cidadania social - garantia de direitos relativos à dignidade da vida humana.

Uma das atitudes cidadãs é o respeito ao próximo. Isso inclui, por exemplo, obedecer as filas, não utilizar os assentos preferenciais, ouvir uma opinião diferente, sem perder a tolerância. É ainda rejeitar todo o tipo de preconceito, seja por raça, cor, gênero, entre outros. Portanto, é resguardar o direito de todos.

Cidadania é o conjunto de direitos e deveres das pessoas que vivem em uma sociedade. Entretanto, para que a cidadania aconteça, devemos praticar princípios éticos e morais de atuação para uma boa convivência com a população de maneira positiva e respeitosa.

Marshall ao estabelecer o conceito de cidadania, divide-o em três partes: civil, política e social. Frise-se que Marshall utilizou, em seus estudos e reflexões, o desenvolvimento da cidadania na Inglaterra.

Cadastrar-se para votar
O exercício do direito de voto é um exemplo de cidadania, que representa a principal forma de várias formas de participação política que um cidadão pode ter. Ao votar, os cidadãos podem contribuir para a democracia e participar nas decisões políticas do país.

Constituem, portanto, garantias individuais previstas na CF a todo cidadão brasileiro: direito à vida; à liberdade; à igualdade; à segurança; e à propriedade.

A cidadania formal é, conforme o direito internacional, indicativo de nacionalidade, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. Em segundo lugar, na ciência política e sociologia, o termo adquire sentido mais amplo.

Veja abaixo como podemos exercer a cidadania.

  1. Alistar-se como eleitor. ...
  2. Praticar a direção defensiva. ...
  3. Cobrar promessas políticas. ...
  4. Exigir cumprimento de serviços de órgãos públicos. ...
  5. Respeitar o próximo. ...
  6. Não destruir o patrimônio público. ...
  7. Praticar a doação.

Existem diferentes formas de exercer a cidadania, como o engajamento em espaços de participação social ou criação de novas formas e estratégias para influenciar decisões políticas e públicas. Neste texto, a Politize! preparou uma lista com 28 formas de participação cidadã.

Ser informado, ativo, exigente e participativo. 2. Procurar ter uma opinião fundamentada da forma como a sociedade está organizada e procurar dar a sua contribuição para a construção de uma nova sociedade, que vá para além da sua própria atividade profissional, participando dos projetos coletivos.

A cidadania política está alicerçada nos principais valores da democracia, a liberdade, a igualdade, a solidariedade, a tolerância e o bem-estar de todos os que convivem na sociedade.

A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade.