Qual foi o país africano que foi palco do regime apartheid?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 9 votos

O Apartheid foi um regime político que ocorreu entre 1948 e 1994 na África do Sul.

O apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul durante grande parte do século XX. Entre as muitas políticas peculiares e trágicas que nasceram no século XX e permaneceram instituídas por muitas décadas, está o regime do apartheid, que vigorou na África do Sul de 1910 a 1989.

Tanto colonizadores holandeses quanto os britânicos colonizaram a África do Sul com base na discriminação racial dos negros, e várias práticas desse período permaneceram em vigência na África do Sul durante o século XX, tornando-se a base para que o Apartheid fosse estabelecido naquele país.

Hendrik Frensch Verwoerd

Hendrik Frensch Verwoerd foi um político da África do Sul criador e principal implantador do regime de segregação racial conhecido como apartheid, que categorizava os negros e outras etnias do país como uma "sub-classe" de cidadãos.

No entanto, o Reino Unido acabou assumindo a antiga colônia holandesa em 1806, e os britânicos ampliaram seu controle sobre toda a região, fundando diversos povoamentos. O processo de ocupação britânico foi finalizado em 1910, em razão da independência da África do Sul.

O apartheid teve seu fim em 17 de março de 1991, pelo presidente Frederick de Klerk, por um conjunto de fatores como a escassez do domínio branco na África do Sul, a intensificação de manifestações contra o sistema e com a volta da legalidade do CNA.

Instaurado pelo Partido Nacional (PN), que dominou a vida política do país de 1948 a 1994, este sistema se apoiava em três pilares: a lei sobre a classificação da população; a lei da habitação separada; e a lei sobre a terra.

Os colonizadores vieram de diversos países – França, Portugal, Alemanha, Bélgica, só para citar alguns europeus. O primeiro momento de colonização do continente ocorreu entre 1880 e 1910 (veja o mapa abaixo). Antes da chegada deles, o que existia eram sociedades tribais organizadas, e não estados nacionais.

Na prática, era assim que funcionava o regime de segregação racial, que vigorou por 46 anos (1948-1994), na África do Sul. O Apartheid - que traduzido do Africâner significa separação - foi criado pelas elites brancas que controlavam o país e sustentavam-se no mito da superioridade racial europeia.

Este foi território de disputa entre portugueses, ingleses e holandeses, os quais saíram na frente quando fundaram a Cidade do Cabo no dia 6 de abril de 1652, Posteriormente, durante os séculos XVII e XVIII, levas de calvinistas afluíram de diversas partes da Europa para colonizar a África do Sul.

O regime do Apartheid privilegiou, por quase meio século, todo e qualquer interesse da minoria branca do país, o que resultou em completa negligência em relação à maioria da população sul-africana.

Mandela passou 27 anos na prisão — inicialmente em Robben Island e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. Depois de uma campanha internacional, ele foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil em seu país.

2. INDEPENDÊNCIA E APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL. Tecnicamente, o período colonial na África do Sul acabou em 1910, quando os ingleses fundaram a União da África do Sul. Diz-se “tecnicamente” porque o território continuou sob o domínio do Império Britânico.