Quais são as consequências do colonialismo?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

As potências imperialistas foram beneficiadas, uma vez que conseguiram atingir seus objetivos, conquistando matéria e mão-de-obra barata. Já as potências coloniais, que buscavam ocupar territórios, fez surgir uma série de conflitos que mais tarde resultaram em guerras.

O colonialismo foi mais do que um sistema de exploração econômica e dominação política, e pode mesmo ser entendido como um modo de percepção do mundo. Produziu formas de enquadramento da vida social e criou relações fundadas em forças hegemônicas — sempre em tensão construtiva com imagens contra-hegemônicas.

Em resumo, o leque de explicações sobre os motivos do colonialismo português moderno inclui: a herança imperial; a necessidade de protecção de mercados coloniais; a resposta aos movimentos das outras potências coloniais europeias; o desenvolvimento da capacidade técnica para a colonização; as condições nos territórios ...

Eles foram escravizados, torturados e perderam suas terras. Só para você ter noção, existiam originalmente mais de 3 milhões de indígenas no Brasil, e agora existem aproximadamente 900.000, ou seja, mais de 2 milhões foram mortos. Por isso, temos que mudar. Não podemos esquecer nosso passado, para nunca o repetir.

O desenvolvimento da colonização empreendeu um fato histórico que demarcou a entrada definitiva dos europeus na América. Nesse sentido, com a chegada dos colonizadores europeus, foi organizada formas de uso e domínio dos territórios.

Houve um declínio devido ao alto custo do transporte e o interesse pelo açúcar crescia. Desse modo, a economia passou a ser baseada em novas produções agrícolas como a cana-de-açúcar, o algodão, o tabaco e a mineração. A produção açucareira foi o principal produto da economia até meados do século XVIII.

Além da exploração dos territórios e povos colonizados, o neocolonialismo provocou uma série de conflitos internacionais. Eles eram motivados tanto por disputas entre os colonizadores, quanto pela independência dos territórios colonizados - o que causou grande impacto no desenvolvimento destes países dali em diante.

Teve fim em 1822, quando ocorreu a independência do Brasil. A mão de obra escravizada negra foi uma realidade durante o Brasil Colônia. O Brasil Colônia correspondeu ao período em que Portugal colonizou a porção leste da América do Sul, que hoje corresponde à grande parte do território brasileiro.

Os tipos básicos de colonialismo são os de “Exploração” e os de “Povoamento”.

Esse processo foi marcado por muita violência e intensa exploração das riquezas dos países africanos que, após conquistarem a independência, ficaram instáveis politicamente e economicamente, visto que os colonizadores simplesmente abandonaram a região em meio a diversos conflitos étnicos e separatistas.

O colonialismo também teve um impacto profundo nas sociedades colonizadas. Os colonizadores impuseram sua cultura e crenças nos colonizados, muitas vezes suprimindo suas próprias tradições e valores. Além disso, a economia das colônias foi reorganizada para beneficiar os colonizadores, às custas dos colonizados.

Diversas revoltas - a exemplo da Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e a Revolta Pernambucana de 1817 -, aliadas à Revolução Francesa e à independência dos Estados Unidos, provocaram o enfraquecimento do colonialismo e reforçaram o liberalismo comercial no Brasil.