Quais são os tipos de e-commerce no Brasil?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Quais são os tipos de e-commerce segundo o canal de vendas?

  1. Social commerce (S-commerce) Algumas redes sociais já permitem criar uma loja virtual que fica acessível diretamente do perfil comercial da marca, uma modalidade conhecida como s-commerce. ...
  2. Mobile commerce (M-commerce) ...
  3. TV commerce (t-commerce)

Tipos de e-commerce

  1. Business to business (B2B) No B2B, as transações ocorrem entre empresas, ou seja, é uma empresa vendendo produtos ou serviços para outras empresas via loja virtual. ...
  2. Business to consumer (B2C) ...
  3. Consumer to consumer (C2C) ...
  4. Consumer to business (C2B) ...
  5. Business to administration (B2A)

6 segmentos de destaque do e-commerce

  • Importados. Este segmento cresceu mais de 60% no número de buscas nos últimos 12 meses. ...
  • Pets. Ao longo dos anos, os donos de pets passaram a investir cada vez mais em seus animais de estimação. ...
  • Casa & Móveis. ...
  • Farmácia & Saúde. ...
  • Moda & Acessórios. ...
  • Locação.

Modelo de negócios que permite relações comerciais entre os consumidores, sem participação de uma empresa, e que se expandiu a partir da Internet, principalmente em marketplaces. Principais exemplos no Brasil: OLX, Mercado Livre, Ebay, Enjoei.

Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso! E-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se às vendas pela internet de produtos e serviços. Assim, todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online.

O e-commerce funciona como uma loja virtual e representa um excelente canal de venda online para as empresas. Na prática, significa que o lojista pode comercializar os seus produtos por meio de um site exclusivo e personalizado e, se preferir, centralizar ali as suas operações.

No mercado brasileiro, os setores de tecnologia, serviços de saúde, serviços financeiros, varejo, construção civil, agronegócios e turismo têm sido os principais responsáveis pelo crescimento recente da economia.

Quais são os tipos de e-commerce segundo o perfil dos participantes?

  1. Business-to-business (B2B) ...
  2. Business-to-customer (B2C) ...
  3. Customer-to-customer (C2C) ...
  4. Customer-to-business (C2B) ...
  5. Business-to-government (B2G) ...
  6. Citizen-to-government (C2G)

Em 2022, a Abcomm registrou a abertura de 36 mil lojas virtuais no Brasil, chegando a marca de 565.300 sites de comércio eletrônico registrados no país, um crescimento de 6,82% em relação a 2021.

De acordo com dados do mercado, alguns dos nichos que mais vendem são o de moda, eletrônicos, beleza, alimentação, saúde, cursos, esportes, decoração, artigos para pets e para crianças.

A média salarial de E-commerce é de R$ 7.469 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de E-commerce em Brasil é de R$ 5.442, variando entre R$ 761 e R$ 15.745.

7 passos essenciais para criar um e-commerce

  1. Faça o planejamento do negócio. ...
  2. Escolha uma boa plataforma de e-commerce. ...
  3. Selecione o sistema de pagamento. ...
  4. Invista na segurança da loja online. ...
  5. Capriche no conteúdo dos produtos. ...
  6. Monte uma boa operação de logística. ...
  7. Aplique as estratégias de marketing.

E-commerce é uma loja online própria, exclusiva da sua marca. Já o marketplace, funciona como um shopping virtual, onde várias lojas vendem produtos no mesmo lugar.

Os 10 principais tipos de e-commerce são: Business to Consumer (B2C); Business to Business (B2B); Consumer to Consumer (C2C); Consumer to Business (C2B); Business to Administration (B2A) ou Business do Government (B2G); Citizen to Government (C2G); M-commerce; S-commerce; Live commerce e T-commerce.

A partir desta comparação é possível observar que o e-commerce se refere a qualquer forma de venda pela internet — como marketplaces ou as lojas virtuais. Já a loja virtual refere-se a páginas de venda específicas, dedicadas a uma loja ou produto.