Quais são os sintomas da rejeição do DIU?

Perguntado por: egeraldes9 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

O sintoma mais comum que indica o deslocamento são as fortes cólicas e sangramento irregular.

Sintomas de expulsão parcial ou completa de qualquer DIU podem incluir sangramento, aumento repentino do fluxo menstrual ou dor. A grande maioria das expulsões ocorre nos primeiros meses de uso, sendo muito rara uma expulsão após o primeiro ano.

O corpo pode rejeitar o DIU? Sim, é possível que haja rejeição, pois, o DIU será um corpo estranho dentro do útero, entretanto, a taxa de mulheres que tem o DIU rejeitado é baixa, apenas 7 em cada 100 mulheres sofrem esse processo.

Logo após e até por alguns dias após a inserção do DIU, a mulher pode perceber um pequeno sangramento vaginal, bem como cólicas eventuais que normalmente melhoram com analgésicos comuns. São efeitos que, quando ocorrem, frequentemente têm curta duração, mas a mulher deve ficar prevenida.

Sim, o DIU aumenta o fluxo menstrual, especialmente nos primeiros meses. Também pode provocar cólicas, já que no início ocorre um período de adaptação do organismo ao DIU.

Sexo intenso não vai desalojá-lo
Alguns úteros apenas expelirão o dispositivo. Geralmente, você pode colocar outro e isso não acontece novamente.

Então, retirar o DIU não é algo que se deve fazer em casa sem o controle adequado do processo. Deve ser feito em um consultório e por um profissional especializado", finalizou.

As mulheres que têm um dispositivo intra-uterino (DIU), que recentemente usaram antibióticos, que têm um novo parceiro sexual ou aumento do número de parceiros sexuais ou que tem o hábito de lavar a vagina com ducha podem ter um risco aumentado de desenvolver vaginite bacteriana.

Pode parecer estranho e até impossível, mas sim, acontece.

Dessa forma, é aconselhável aguardar até 24 horas após a inserção do DIU. Além disso, é importante lembrar que o DIU não protege contra doenças e infecções sexualmente transmissíveis. Sendo assim, mesmo após a colocação do dispositivo é imprescindível utilizar preservativo durante a relação sexual.

Não é necessária uma consulta de acompanhamento de rotina após a inserção do DIU. No entanto, a mulher deve consultar o médico se ela tiver problemas como dor, sangramento intenso, secreção vaginal anômala ou febre, se o DIU for expelido ou se estiver insatisfeita com o DIU.

A ultrassonografia transvaginal para avaliar a posição do DIU. A ultrassonografia transvaginal é bastante acessível e muito eficaz na avaliação de qualquer uma das complicações citadas. O exame é indicado até mesmo para avaliar as condições uterinas antes da inserção do contraceptivo.

Perfuração do útero por dispositivo intra-uterino (DIU) é complicação rara e grave, ocorrendo a cada 350 a 2.500 inserções(5). Uma vez na cavidade abdominal, o DIU pode comprometer vários órgãos vizinhos, como a bexiga, o intestino delgado, o retossigmóide e o apêndice vermiforme(1, 2, 3, 4, 5, 6).