Quais são os quatro tipos de tontura?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional.

São exemplos de doenças que causam tontura: doenças cardíacas, diabetes Mellitus descompensado com hiper ou hipoglicemia, pressão alta ou pressão baixa, beber pouca água, desidratação, qualquer tipo de infecção, estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, distúrbios do sono e outras.

Geralmente, o paciente se sente prestes a desmaiar ou perder a consciência, muitos relatam ter uma sensação como se as coisas ao seu redor estivessem girando.

A tontura que está ausente em repouso e ocorre apenas após ummovimento específico (desencadeado) é diferente da tontura que está presente emrepouso, mas aumenta em intensidade com o movimento (exacerbado).

O que fazer em caso de tontura

  1. Tomar um ar. Se você está em um local abafado, a tontura pode ser decorrente do calor excessivo, que leva à dilatação dos vasos sanguíneos e causa uma queda da pressão arterial. ...
  2. Beber água. ...
  3. Ficar sentado. ...
  4. Deitar e deixar as pernas mais elevadas. ...
  5. Comer alguma coisa salgada. ...
  6. Comer um doce.

O médico otorrinolaringologista, que é quem estuda a Otoneurologia, é o especialista particularmente nas tonturas das doenças do labirinto.

O colesterol também pode causar a tontura. Isso porque ocorre um engrossamento do sangue que afeta a oxigenação do labirinto. E, consequentemente, prejudica o equilíbrio da pessoa. Por isso é muito importante em casos de vertigens constantes fazer um exame de sangue para detectar o LDL, o mau colesterol.

"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

A relação entre tontura e ansiedade é frequente no relato de pacientes, mas não podemos afirmar que a ansiedade é a causa única de um quadro persistente de tontura. Na maioria dos casos, episódios de estresse ou ansiedade agravam ou funcionam como gatilho para disfunções ou doenças que não foram diagnosticadas.

Entre os principais sintomas, estão:

  • Confusão mental.
  • Dificuldade para falar; falar com voz arrastada.
  • Dificuldade de locomoção.
  • Perda de equilíbrio.
  • Dormência na face, braço ou perna, especialmente de um lado do corpo.
  • Confusão ou apatia.
  • Náuseas ou vômitos.
  • Dor de cabeça forte sem razão aparente.