Quais são os principais parâmetros do som?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 2 votos

Podemos perceber todas essas diferenças graças à nossa percepção dos parâmetros do som, que podem ser definidos em quatro categorias: altura; • intensidade; • duração; • timbre. Quando nos referimos ao parâmetro do som – altura, estamos tentando relacionar um som que ouvimos a uma frequência predefinida.

Entendendo Música: 4 Parâmetros sonoros

  • Altura.
  • Duração.
  • Intensidade.
  • Timbre.

A escrita musical se baseia em quatro parâmetros básicos do som: altura, intensidade, duração e timbre. A altura é a própria 'afinação' da nota musical ou uma frequência sonora. Se tocarmos uma escala como Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e Dó, estamos subindo a escala, já que executamos frequências cada vez mais altas.

Existem quatros parâmetros musicais.
São eles: a) Altura b) Intensidade c) Duração d) Timbre. Altura: a altura do som é definida pela frequência da onda sonora. Se uma frequência for grande, o som será agudo. Entretanto, quanto mais baixa for a frequência, mais grave será o som.

Duração: é o tempo de produção do som. Intensidade: é o volume de som, que da a sensação de forte e fraco. Altura: é o que nos faz perceber se um som é grave ou agudo (grosso ou fino). Timbre: é o que caracteriza os diversos sons que reconhecemos.

OBJETIVO: compreender a altura do som. O som que ouvimos, seja em músicas, no trânsito, na escola, na natureza, têm 4 propriedades. Você sabe quais são elas? Pois bem, elas são: timbre, intensidade, duração e altura.

Características do som
As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre.

Em qualquer lugar que você ler sobre música, irá encontrar a mesma definição: "a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. Mas o que é isso? Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música.

ALTURA: É o parâmetro do som que nos permite distinguir sons graves (sons mais “grossos”) e sons agudos (sons mais “finos”).

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas.

SONS FORTES:
Alguns sons podem ser ouvidos mesmo quando estamos longe de seu emissor. Esses são os sons fortes. Por exemplo, é possível ouvir o rugido de um leão, mesmo quando estamos a uma grande distância dele.

Timbre é o que diferencia dois sons de mesma frequência (mesma nota). Por exemplo, a nota Dó tocada no violão tem um som muito diferente da nota Dó tocada no teclado ou no violino. Isso significa que esses instrumentos possuem timbres diferentes.

DURAÇÃO – É A PROPRIEDADE QUE NOS PERMITE DISTINGUIR SONS LONGOS E CURTOS. NA MÚSICA O SOM VAI TER SUA DURAÇÃO DEFINIDA DE ACORDO COM O TEMPO PERMANECEMOS OUVINDO O SOM. EM UM CARRO PODEMOS ENCONTRAR SONS CURTOS E SONS LONGOS. O SOM DO MOTOR DO CARRO FUNCIONANDO É UM SOM LONGO.

Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre. Essa qualidade permite ao ser humano diferenciar e classificar os sons em graves e agudos.

Existem 3 tipos de clave, a clave de sol, clave de fá e clave de dó. Dessas 3 temos: 1 clave de sol, 2 claves de fá e 4 claves de dó, totalizando 7 claves.

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.