Quais são os efeitos colaterais do Lacto-Purga?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.2 / 5 5 votos

Reações adversas: duranteo uso de LACTO PURGA podemocorrer episódios de desconforto abdominal, incluindo cólicas e dor abdominal (que podemestar associadas com náusea e/ou vômito). Diarréia tem sido observada. Há relatos isolados de angioedema, reações anafilactóides em associação com a administração de LACTO PURGA.

Lacto Purga é um laxante, com tempo de ação previsível que age entre 6h -12h, indicado para o alívio da prisão de ventre e no preparo para exames diagnósticos. Uso Adulto e pediátrico acima de 4 anos.

Contraindicação de Lacto-Purga
Você não deve tomar Lacto-Purga® se tiver íleo paralítico (intestino para de funcionar), obstrução intestinal, ou condições abdominais agudas (como apendicite, inflamação aguda do intestino) e dor abdominal grave com enjoo e vômitos, que podem indicar problemas graves.

Para obter a evacuação completa do intestino, a dose recomendada para adultos de Lacto-Purga® é 2 a 4 comprimidos revestidos na noite anterior ao exame seguido de supositório na manhã do exame. Para crianças com 4 anos e acima recomenda-se 1 comprimido revestido a noite e um supositório pediátrico na manhã seguinte.

Como usar. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, sem serem mastigados ou cortados, com o auxílio de água para facilitar a ingestão. É aconselhado tomar Lacto Purga a noite, para que a evacuação aconteça já pela manhã. A dosagem aconselhada é de 1 a 2 comprimidos por dia, ou conforme a solicitação de seu médico.

Recomenda-se administrar antes de dormir, no período da noite, para que o efeito ocorra pela manhã. Tive cólica depois de tomar Dulcolax®. É normal? Como Dulcolax® é um laxante de ação local e estimula os movimentos intestinais, é esperado que ocorra um desconforto abdominal após tomar Dulcolax®.

Os laxantes estimulantes, que estimulam o funcionamento do sistema gastrointestinal e por isso podem causar cólicas, costumam ter ação de 6h a 12h.

Os laxantes osmóticos não provocam efeitos irritativos, não estimulam a produção de gases, não promovem desconforto abdominal e nem aumentam os níveis de glicose do sangue, o que permite seu uso por períodos prolongados.

A flora intestinal também sofre com o uso excessivo de laxantes. No intestino humano vivem milhões de bactérias que são grandes aliadas da digestão e que vivem em um delicado equilíbrio. Quando grande parte delas é eliminada na diarreia causada pelos laxantes, a digestão fica comprometida.

Existem vários tratamentos naturais que podem ajudar a limpar o intestino de fezes acumuladas. Além de aumentar a ingestão de fibras e água, é possível utilizar probióticos, fazer exercícios físicos regulares e consumir ervas laxantes suaves como a cáscara sagrada e a sene.

A resposta é simples: não, o laxante não emagrece. Ele não é capaz de fazer o corpo eliminar a gordura acumulada. Contudo, a nutróloga Fernanda Cortez explica que a falsa sensação de perda de peso acontece devido à redução do inchaço e à perda de líquidos provocados pelo funcionamento mais rápido do intestino.

Almoço: arroz branco, frango ou peixe grelhado sem pele, macarrão sem molho, purê de batata e gelatina. Jantar: chá, isotônicos, sucos coados, torradas sem manteiga, geléias, macarrão tipo Miojo, sopas batidas ou canja. OBS: não comer frutas e/ou verduras, alimentos integrais, nem tomar leite ou derivados na véspera.

Algumas opções de laxante natural para prisão de ventre são:

  1. Suco de beterraba com laranja. ...
  2. Suco de mamão e laranja. ...
  3. Suco de uva, pêra e linhaça. ...
  4. Suco de maçã e azeite de oliva. ...
  5. Geleia de frutas com chá de sene. ...
  6. Geleia de chá de ruibarbo com frutas. ...
  7. Vitamina de ameixa seca e aveia.

Adultos: Tomar 2 comprimidos em jejum ou ao deitar. Crianças com mais de 6 anos: 1 comprimido em jejum ou antes de deitar. A dose máxima é de 4 comprimidos diários, para adultos e 2 para crianças.