Qual o laxante natural mais poderoso?

Perguntado por: iguterres6 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.3 / 5 3 votos

O ruibarbo é uma planta com poderoso efeito estimulante e digestivo. “Ele possui substâncias como crisofânico, antraquinonas e glicosídeos, que podem funcionar como laxante natural na forma de chá”, afirma a nutricionista.

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

Suco de mamão e laranja
O suco de mamão e laranja é uma excelente fonte de fibras, além de papaína que é uma uma enzima digestiva que ajuda na digestão dos alimentos, sendo uma boa opção de laxante natural. 1 copo de suco de laranja natural; 1 fatia de mamão sem caroço; 3 ameixas secas sem caroço.

Tamarine do laboratório Hypera Pharma, indicado para ajudar no bom funcionamento do intestino, está entre os primeiros lugares na lista dos laxantes mais vendido no Brasil em valores no MAT de 2021/02 e MAT de 2022/02.

Existem vários tratamentos naturais que podem ajudar a limpar o intestino de fezes acumuladas. Além de aumentar a ingestão de fibras e água, é possível utilizar probióticos, fazer exercícios físicos regulares e consumir ervas laxantes suaves como a cáscara sagrada e a sene.

óleo mineral

O óleo mineral é bastante usado para combater a prisão de ventre. A substância funciona como um laxante e ajuda o intestino a funcionar melhor. Além disso, atua como um lubrificante, o que torna as fezes mais amolecidas, facilitando a evacuação. O óleo mineral ajuda a hidratar a pele.

Uma ótima alternativa de laxante é a combinação de vitamina de ameixa seca e aveia. A ameixa seca e a aveia são fontes abundantes de fibras, o que auxilia na regulação do funcionamento intestinal e alivia a constipação. Além disso, a ameixa seca contém sorbitol, um laxante natural que estimula a eliminação das fezes.

Dulcolax é um laxante de ação local que atua diretamente na parede do intestino. Sua substância ativa, o bisacodil, estimula o movimento intestinal e promove acúmulo de água dentro do intestino, facilitando a eliminação das fezes.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Confira 5 exemplos a seguir:

  1. Suco de mamão com laranja. Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. ...
  2. Água com psyllium. ...
  3. Chá de ameixa seca. ...
  4. Ágar ágar em cápsulas. ...
  5. Vitamina de banana com aveia.

Esses estudos demostram que o LACTITOL em virtude de apresentar maior palatabilidade, menor frequência de efeitos colaterais indesejáveis (flatulência e dor abdominal) e propiciar maior adesão ao tratamento, deve ser considerado um laxante osmótico altamente útil no tratamento da constipação crônica funcional.

O tratamento ideal para quando o cocô fica preso é indicado pelo médico coloproctologista. Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes!

4 dicas para aliviar quadros de coco preso

  1. Invista em uma alimentação saudável e natural. ...
  2. Vá ao banheiro ao sentir vontade. ...
  3. Faça exercícios para evacuar. ...
  4. Aumente a ingestão de água.

bisacodilo

O bisacodilo tem uma ação dupla: estimula os músculos das paredes intestinais e aumenta o teor de água, que ajuda a amolecer as fezes, favorecendo a evacuação. Graças a uma formulação que só possibilita a dissolução do revestimento do comprimido ao nível do cólon, a ação é localizada onde é necessário.

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.

Bicarbonato de sódio
Reduz cólicas intestinais, dores de estômago e neutraliza o ácido, ajudando a soltar as fezes e limpando o cólon. A melhor forma de consumir o bicarbonato é adicionando uma colher de sopa em um copo de água quente. Misture e beba rapidamente, repetindo o processo durante as manhãs por 3 dias.