Estou com vontade de defecar e não sai?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 20 votos

O tenesmo pode ser real (quando o paciente consegue de fato eliminar as fezes) ou uma sensação incômoda que faz a pessoa ir ao banheiro diversas vezes, mas não sai nada! Também pode estar relacionado a estresse, ansiedade e outros problemas psicológicos.

O que fazer quando as fezes estão duras e não saem? O tratamento ideal para quando o cocô fica preso é indicado pelo médico coloproctologista. Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes!

Os 5 alimentos mais poderosos para o intestino!

  • Farelo de trigo. Segundo pesquisas, o farelo de trigo é considerado o alimento que possui melhor ação em casos de prisão de ventre. ...
  • Ameixa. ...
  • Mamão. ...
  • Farelo de aveia. ...
  • Água. ...
  • O que comer é tão importante quanto o que não comer.

Confira alimentos que ajudam a soltar o intestino e, por isso, são chamados de laxantes naturais:

  1. Ameixas. “A ameixa é bastante indicada contra a constipação. ...
  2. Café Além de manter as pessoas acordadas, o café pode servir como estimulante para o funcionamento do intestino. ...
  3. Chia e linhaça. ...
  4. Kiwi. ...
  5. Ruibarbo.

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.

Um dos primeiros sinais da obstrução intestinal é a parada na eliminação de fezes e gases. A prisão de ventre pode vir acompanhada de dor abdominal, inchaço, náuseas, vômito e diminuição do apetite.

5 tipos de remédio natural para prisão de ventre

  1. Suco de mamão com laranja. Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. ...
  2. Água com psyllium. ...
  3. Chá de ameixa seca. ...
  4. Ágar ágar em cápsulas. ...
  5. Vitamina de banana com aveia.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Rodrigo Barbosa, não existe uma regularidade certa para evacuar, mas o ideal é que você consiga defecar no máximo de três em três dias. “Tem gente que consegue fazer diariamente, mas isso não é uma regra.

Bisacodilo

Bisacodilo. O bisacodilo tem uma ação dupla: estimula os músculos das paredes intestinais e aumenta o teor de água, que ajuda a amolecer as fezes, favorecendo a evacuação.

Resumindo, Dulcolax® Supositórios facilita a evacuação e desbloqueia o seu sistema em minutos.

Chá de erva-doce
A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. Por conta do seu ótimo efeito no funcionamento da via intestinal, esse chá para gases também evita cólicas abdominais e alivia dores no estômago.

Folhas verdes, brócolis, cenoura, cereja, pêra e maçã são ótimas fontes de fibra e podem ser facilmente incluídos nas refeições diárias. Alguns alimentos são conhecidos por conterem mais água, e até melhorarem a circulação, aumentando as chances de um funcionamento adequado do seu intestino.

Opções como laranja, mamão e ameixa são excelentes para soltar o intestino preso, pois elas são ricas em fibras e em água. A hidratação garantida por essas frutas é excelente para acelerar o trânsito intestinal, enquanto as fibras auxiliam o corpo a formar as fezes.

A água presente nessa espécie de pasta começa a ser removida, fazendo-a virar um bolo fecal. As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.