Quantos dias é perigoso não evacuar?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 7 votos

A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.

Se uma pessoa defeca a cada três dias sem fazer força e tem fezes macias, aquele é o normal para ela. Assim como um indivíduo que evacua três vezes por dia e passa a fazer aquilo uma vez só pode estar com algum problema, mesmo indo ao banheiro todos os dias. É tudo relativo”, explica o médico.

Um indivíduo normal não deve ficar mais de três dias sem ir ao banheiro. Passado esse período, as fezes vão se solidificando, por conta da absorção de água no intestino grosso, e cada vez fica mais difícil para que elas saiam. Supositórios ajudam em fases iniciais, mas, em alguns casos, é necessário cirurgia.

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

Não atender à urgência para evacuar, quando ela se manifesta, também pode comprometer o funcionamento regular dos intestinos. A prisão de ventre pode, ainda, estar associada a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal.

O bloqueio na passagem das fezes — fenômeno comum na prisão de ventre — implica em um esforço maior para evacuar e está associada a fezes ressecadas (ou duras). Além disso, pode ocorrer também uma sensação de dificuldade na hora de eliminar matérias fecais, incluindo a necessidade de movimentos manuais para defecar.

Se sim, há uma chance de você ter constipação crônica funcional, que é quando a pessoa apresenta menos de três evacuações na semana por um período prolongado. A "dona" da frase é Déborah Chiele, 47, corretora de saúde de São Paulo.

Beber água morna com limão logo pela manhã; Fazer massagem na barriga; Estabelecer uma rotina de horários disciplinada para se alimentar, se exercitar e evacuar; Ingestão maior de probióticos para recuperar a flora intestinal.

Existem vários tratamentos naturais que podem ajudar a limpar o intestino de fezes acumuladas. Além de aumentar a ingestão de fibras e água, é possível utilizar probióticos, fazer exercícios físicos regulares e consumir ervas laxantes suaves como a cáscara sagrada e a sene.

Não se desespere acreditando no mito de que se deve evacuar todos os dias. Considera-se normal evacuações a cada 3 dias, assim como o contrário também deve ter limite, onde o normal é evacuar no máximo 3 vezes por dia.

Ocorre que o intestino começa a tirar líquido das fezes para tentar se hidratar enquanto a evacuação está sendo presa pela pessoa, deixando-as cada vez mais secas. Quanto mais tempo demora para elas saírem, maior o risco de formação de fecaloma.