Porque comemorar faz bem?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Por exemplo, quando celebramos a vida, passamos a enxergar quantas coisas boas fazem parte do nosso dia a dia. Isso vale tanto para coisas em diversos contextos, como terminar um dia com saúde ou por termos visto uma cena bonita enquanto estávamos no trânsito.

Desde os mais primitivos, os seres humanos sempre celebraram fatos e datas e sempre comemoraram intensamente suas conquistas e vitórias. Assim, do ponto de vista antropológico, celebrar e comemorar é fundamental para a vida em sociedade pois cria o engajamento das pessoas e eleva a autoestima do grupo.

Comemorar: trazer a lembrança, recordar, memorar. Realizar comemoração em relação a um fato, acontecimento ou pessoa.

Celebrar a vida é permitir a presença de Deus de uma forma constante, não porque alguma vez esse Deus estivesse fora, mas sim porque nos disponibilizamos a SER esse Deus. Celebrar a vida é lembrar-me da humildade em cada meta alcançada e celebrar naturalmente em amor e em gratidão … e é só isso …!

Comemorar aniversário é muito importante, pois representa agradecer pela vida, pela saúde e, principalmente, criar memórias afetivas com aqueles que amamos. Além disso, demonstra para a criança que ela é querida e importante, pois existe todo um planejamento para esse dia.

A importância de comemorar as conquistas pode ser explicada por estudos científicos. Pesquisas indicam que, a partir de estímulos positivos, nosso cérebro passa a entender determinada atividade como algo bom e recompensador. Dessa forma, continua praticando aquela atividade para ser recompensado.

A teoria das pequenas conquistas diz que para manter nossa saúde emocional precisamos de pequenas vitórias cotidianas, e para conseguir isso nada melhor do que propor a nós mesmos pequenos objetivos diários e simples.

Pequenas conquistas podem dar um grande incentivo emocional às pessoas, podem aumentar seus níveis intrínsecos de motivação e levar à criatividade.

Cada data está conectada a algum aspecto fundamental do mundo, da sociedade ou da história. Portanto, explorar datas comemorativas na educação básica é uma ótima maneira de conscientizar os alunos a respeito de temas importantes da nossa cultura, com a vantagem de poder contextualizá-los.

Celebra® (celecoxibe) é indicado para o tratamento sintomático da osteoartrite (lesão crônica das articulações ou “juntas”) e artrite reumatoide (inflamação crônica das "juntas" causada por reações autoimunes (quando o sistema de defesa do corpo agride por engano a si próprio); alívio dos sintomas da espondilite ...

Celebrar é comemorar algo importante, algo célebre. É se alegrar em Deus pela sua fidelidade. Na Bíblia, celebração está ligada ao louvor e adoração a Deus. Ele é excelso, todo-poderoso e altíssimo!

Sentido Religioso
As religiões celebram suas crenças, seus eventos e seus mistérios das formas mais variadas. Seja através dos sacramentos cristãos, do Bar Mitzvah, da meditação. A celebração, geralmente nas religiões, obedece o ciclo natural do nascimento, crescimento e morte.

O aniversário é um dia para celebrar a vida que Deus deu. A vida é um dom de Deus e devemos aproveitá-la! No aniversário lembramos que Deus nos sustentou ao longo de mais um ano. A vida passa rapidamente.

Essas tradições ajudam a estabelecer valores como companheirismo, empatia, autoestima e bondade, entre outras. Por mais simples que sejam as comemorações, momentos especiais como a data do aniversário são ótimos para criar memórias afetivas que permanecem conosco durante toda a vida.

Aniversário é a repetição do dia e do mês em que se deu determinado acontecimento. Num sentido mais geral, refere-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte de uma personalidade, a fundação de um município ou uma batalha.

Aprenda a valorizar suas conquistas profissionais

  1. Entenda a síndrome do impostor. ...
  2. Pare de atribuir responsabilidade à sorte. ...
  3. Registre as suas conquistas. ...
  4. Fale mais sobre suas conquistas. ...
  5. Ensine outras pessoas.